Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil consolida liderança e quer fortalecer influência mundial

10 Out 2009 - 10h11Por G1

O Brasil consolidou sua liderança na América Latina e aspira nos próximos anos fortalecer sua influência política, econômica e de segurança mundial, afirmaram hoje em um fórum em Miami vários dos participantes.

Nesse contexto, a política externa brasileira baseou sua estratégia em negociações globais e no estabelecimento de políticas de integração regional e de troca comercial, sustentou Amaury de Souza, diretor da empresa de consultoria MCM Associated Consultants.

"Enquanto os Estados Unidos mostra uma queda no desenvolvimento de seu comércio mundial, o Brasil está em pleno crescimento", destacou Souza no fórum "A política externa brasileira e as relações entre Brasil e os EUA: continuidade ou mudança?", organizado pelo Centro de Políticas Hemisféricas da Universidade de Miami.

Com relação à influência política do Brasil na América Latina, Antonio Patriota, embaixador brasileiro em Washington, assegurou que seu país mantém uma relação respeitosa com as nações vizinhas.

Segundo expressou, "não há outra região no mundo no qual haja um diálogo tão fluído entre os líderes de cada país, com ligações telefônicas entre seus líderes, os quais foram escolhidos democraticamente".

Patriota referiu-se à crise interna que persiste em Honduras e a situação do presidente deposto hondurenho Manuel Zelaya, que desde 21 de setembro está na sede diplomática brasileira em Tegucigalpa.

O embaixador ressaltou a importância para o Brasil da escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, os primeiros na América do Sul.

Albert Fishlow, professor emérito de Relações Internacionais da Universidade de Colúmbia, explicou que as relações entre Brasil e os Estados Unidos estão marcadas por três períodos-chaves.

A primeira de forma muito centralizada entre o Departamento de Estado dos EUA e o Itamaraty; a segunda, data dos últimos 20 anos e deu passagem a uma maior participação de outras agências governamentais para abordar assuntos relativos ao âmbito militar.

De acordo com o especialista, a terceira etapa é a atual, com as relações nas quais se colocará em evidência o auge do Brasil como potência produtora de fontes de energia como o etanol e o petróleo.

Nesse sentido, precisou que os Estados Unidos são um mercado-chave para os combustíveis brasileiros.

Destacou que a China se transformou em um dos principais parceiros do Brasil, com uma grande exportação de produtos brasileiros para o país asiático e uma importante quantidade de manufatura chinesa no mercado do Brasil.

O especialista ressaltou que o Brasil procura potencializar sua presença no palco mundial mediante sua inclusão como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"O Brasil aspira desempenhar um papel de protagonista do mundo atingido pela insurgência talibã e na qual ocorrem as negociações de paz", manifestou.

Quanto às relações comerciais do Brasil com os países latino-americanos, Fishlow indicou que a política de Fernando Henrique Cardoso quando era presidente do Brasil respeito aos tratados de livre-comércio com as Américas, segundo sua opinião equivocada, levou ao Brasil a traçar com maior clareza as negociações com outros países do mundo. EFE

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS