Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 5 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Brasil comemora aumento de 40% na inclusão digital

30 Mai 2007 - 04h50
O número pontos de inclusão digital no Brasil aumentou cerca de 40% no último ano. Os dados são do mapa da inclusão digital, divulgado no início do mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(Ibict). A pesquisa foi apresentada durante o workshop "Mapeando a Inclusão Digital no Brasil: desafios e perspectivas", que contou com a participação do Ministério das Comunicações.



De acordo com um dos primeiros mapeamentos na área, realizado pela Unesco, entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil tinha 12 mil pontos em 2005. A pesquisa do Ibict revelou que o número saltou para 16.722 em 2007, sendo 3.611 pontos do Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações.



O ministro das Comunicações, Hélio Costa, promoveu uma grande reestruturação do Gesac, desde que assumiu a pasta, em julho de 2005. O novo contrato, em licitação, vai conectar mais 20 mil pontos. A meta é levar a conexão à internet banda larga a todos os 5.565 municípios brasileiros, incluindo comunidades indígenas, quilombolas, tribos, e periferias das grandes cidades. A prioridade é atender as escolas públicas federais, estaduais e municipais.

Mapa


Em um ano, foram pesquisados três mil municípios, levando em conta o terceiro setor e os governos federal e estaduais. O Nordeste foi a região que apresentou maior crescimento. Apesar dos bons resultados, o mapa ainda mostra diferenças entre a quantidade de pontos nas regiões do país. “Estamos trabalhando para reduzir estas desigualdades”, afirmou Hélio Costa.


A pesquisa também mostrou que cerca de 62% das iniciativas partem do governo federal. “Trata-se, realmente, do maior ator na inclusão digital”, diz a coordenadora técnica do Ibict, Anaiza Caminha Gaspar. A pesquisa inclui agentes públicos e privados. Segundo Anaiza, os projetos surpreendem em termos de competência e criatividade. “São iniciativas muito importantes, porque permitem que as comunidades falem com o mundo, por mais isoladas que sejam.”

 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGEDIA NA RODOVIA
Familia se despede de parentes mortos em acidente na BR-277
NA CASA DELE
Tio estupra criança de 4 anos e dá chocolate para ela não contar
BOCA DA ONÇA É NO MS
Maior cachoeira do MS, Boca da Onça retorna com muitas novidades, confira
ACIDENTE TRÁGICO
Vitimas do acidente na BR 177 são identificadas: 3 são da mesma familia
CORRUPÇÃO NA SAUDE
MP aponta 'vergonhosa fraude' e aciona prefeito a devolver R$ 4,136 milhões
BORA PRA BONITO - MS
O que é ecoturismo e porque Bonito, MS?
TRAGEDIA NA RODOVIA
Acidente com 22 veículos deixa 8 mortos e 20 feridos
PERDAS NA PANDEMIA
Morre 5º pastor da Assembleia de Deus vítima da covid-19
TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Motorista bêbado atinge carro e mata 4 adultos e uma criança
LIMPA NOME
Serasa lança nova campanha para limpar nome por apenas R$ 100