Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil começa a implantar Cadastro de Imóveis Rurais em 2007

13 Dez 2006 - 13h22
Um novo mapa fundiário do País. Esse será o resultado da implementação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), criado pela Lei nº 10.267 de 2001. O Cadastro será o tema do seminário Discussão e Implementação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, amanhã e sexta-feira, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília (DF). Os objetivos são selar um termo de compromisso, assinado pelas instituições que possuem cadastros de terras, e a criação de um grupo técnico para iniciar a implantação do CNIR em 2007.

Será apresentada uma proposta básica de execução e será criado comitê técnico interinstitucional temporário, responsável por implementar as ações. "Estamos dando um grande passo para a implantação do CNIR. Será uma revolução completa no sistema de informações fundiárias do País", assinala o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Marcos Alexandre Kowarick.

O Cadastro Nacional permitirá a unificação, em uma base comum, das informações estruturais de outros cadastros e informações de imóveis rurais distribuídos em diversos órgãos, como é o caso da Secretaria da Receita Federal (SRF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria do Patrimônio da União e demais setores dos governos federal e estaduais. "Eles não só poderão acessar, mas, principalmente, poderão alimentar essa base cadastral com suas informações", afirma Kowarick.

Ele explica que esse é o momento mais oportuno para implantar o cadastro, uma vez que ele estará ligado ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), cuja modernização está contratada, garantindo a parte gráfica, grande quantidade de acessos simultâneos, operação na internet e compartilhamento de vários bancos de dados.

O SNCR, gerenciado pelo Incra, reúne informações sobre o uso e posse da terra, provenientes do Cadastro de Imóveis Rurais, Cadastro de Proprietários e Detentores de Imóveis Rurais, Cadastro de Arrendatários e Parceiros Rurais e Cadastro de Terras Públicas. "O CNIR é uma feição do SNCR. Através dele, os órgãos governamentais terão acesso a duas bases: informações comuns e informações personalizadas", explica Kowarick.


Cadastro impulsionará o ordenamento fundiário

Depois de implantado, o CNIR será gerenciado em conjunto pelo Incra e pela SRF. A base cadastral reunirá os elementos necessários ao trabalho de ordenamento fundiário. Com essas informações, o Incra poderá planejar e executar de forma sistemática as ações de desconcentração fundiária, de democratização do acesso à terra, do combate à grilagem e de fiscalização do uso da propriedade rural no País. "Para a sociedade, o CNIR será uma grande ferramenta de controle social e planejamento de políticas públicas", avalia o diretor do Incra.

As informações disponibilizadas no CNIR terão o componente gráfico, ou seja, a planta do imóvel georreferenciada. Com a integração do sistema de cadastro (SNCR) aos serviços registrais de cartórios, o poder público terá maior controle sobre a estrutura fundiária. Isso possibilitará o combate mais efetivo contra a apropriação indevida e a transferência fraudulenta de terras públicas e particulares, as invasões de áreas de preservação ambiental e de territórios indígenas e quilombolas e a evasão fiscal.
 
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS