Menu
SADER_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Brasil articula doações de vários países ao Haiti

15 Jan 2010 - 16h10Por Agência Brasil

 
O governo brasileiro está conversando diariamente com autoridades de diversos países sobre as doações ao Haiti, arrasado na última terça-feira (12) por um terremoto na capital Porto Príncipe, conforme informou ontem (14) a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

Ontem o chanceler Celso Amorim conversou com a secretária de estado norte-americana, Hillary Clinton, sobre a coordenação dos trabalhos de resgate e reconstrução do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também falou com o presidente norte-americano Barack Obama e propôs a criação de uma conferência de doadores para para organizar a distribuição do dinheiro que vem sendo anunciado.

Hoje, Amorim também falou com o chanceler do Canadá, que prometeu doar US$ 5 milhões. Amanhã (15), será a vez de fazer contato com o governo da Austrália para tratar do assunto.

O ministro também está em contato com o embaixador brasileiro no Haiti, Igor Kipman, recebendo notícias das autoridades locais.

O governo brasileiro avalia que as doações dos países ricos ainda são pequenas e não têm chegado, de fato, ao país da América Central. A exceção a isso seria a doação de US$ 100 milhões que os Estados Unidos anunciaram.

Além da questão financeira, também precisam ser resolvidos detalhes práticos sobre a ação da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah). O mandato da missão delimita todas as práticas e até a quantidade de soldados de cada país que forma a força.

Por isso, a incorporação dos novos militares que estão sendo enviados por diversos países e as novas ações que serão executadas pela Minustah precisam ser oficialmente incorporadas ao mandato da missão. Mas ainda não se sabe exatamente como isso será feito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid