Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de junho de 2021
Busca
Brasil

Brasil ajuda a desenvolver agricultura na savana africana

17 Nov 2009 - 14h33Por Terra

Os 35 acordos de cooperação entre o Brasil e nações africanas na área de produção de alimentos foram discutidos neste domingo (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros representes do governo brasileiro e de 11 países da África. Os encontros aconteceram um dia antes da abertura oficial da cúpula internacional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) sobre segurança alimentar, evento que acontece na capital italiana entre os dias 16 e 17 deste mês. Entre os acordos firmados entre Brasil e África, um deles vai transferir tecnologia para o desenvolvimento da agricultura em Moçambique.

Como o Cerrado brasileiro e a Savana africana têm condições geográficas semelhantes, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acredita que, com a tecnologia do Brasil, Moçambique pode também produzir algodão, soja, milho e outros produtos. Hoje o país africano importa a maioria dos alimentos que consome. O acordo pode ser ainda uma boa oportunidade para a indústria brasileira, já que as empresas nacionais acumulam grande experiência na produção de alimentos do Cerrado.

“A África tem um problema muito sério, passou por um período de guerra, é muito atingida por problemas meteorológicos, as secas e enchentes são muito violentas. Eles não têm infraestrutura, como espaços de armazenamento e estradas”,  explicou o presidente da Embrapa, Antonio Arrais. Ele não acredita que o desenvolvimento da agricultura da Savana africana traga problemas para o mercado brasileiro em função da competitividade. “A demanda por alimentos no mundo vai crescer muito”, defendeu. Segundo Arrais, enquanto o Brasil entra com a transferência da tecnologia, há interesse do governo do Japão em investir no projeto. Os recursos seriam de cerca de US$ 300 milhões em dez anos.

Desenvolver o agronegócio, tendo como referência o modelo brasileiro, e tornar-se independente nos setores de soja, gado de leite e cana-de-açúcar é o objetivo do país africano Burkina Faso para os próximos 10 anos. A meta foi apontada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Alain Yoda, durante reunião com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Sabemos que o Brasil é bastante desenvolvido na produção de soja, que nos interessa muito, pois o grão é útil tanto para a alimentação, quanto para a produção de biocombustíveis”, ressaltou Alain Yoda. O secretário Célio Porto sugeriu à delegação africana conhecer projeto de produção de soja implantado na Venezuela, a partir de cooperação com o Brasil. “Uma parceria da Embrapa com uma empresa privada brasileira e o governo venezuelano resultou na primeira colheita de soja naquele país, no último mês de outubro”, informou Porto.

Segundo o secretário, o resultado foi tão positivo que o modelo deve ser implantado em outros países, como foi sugerido à Burkina Faso. Na área de gado de leite, foi recomendado à delegação burquinense visitar a cidade de Uberaba (MG), região que se destaca nos setores de pecuária leiteira. “A cidade, conhecida mundialmente como centro de genética bovina, adota o modelo de criação da Embrapa”, ressaltou. Ele explica que, a partir da escolha da raça mais adequada às condições climáticas e ambientais de Burkina Faso, a criação pode ser facilmente adaptada à região.

O interesse na produção de cana-de-açúcar e etanol também foi destacado pela delegação africana. O diretor de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Mapa, Alexandre Strapasson, citou exemplos positivos de cooperações, como o acordo com o Sudão. “Recentemente foi inaugurada uma usina de etanol naquele país, implantada a partir de acordo com empresas privadas sudanesas e brasileiras”, citou Strapasson. Com informações da Agência Brasil e Ministério da Agricultura e Abastecimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid
COPA AMÉRICA
Com mudanças, Brasil encara Colômbia para garantir liderança do grupo
JOGOS ONLINE
Expectativas para legalização de jogos de azar movimenta mercado internacional
Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo