Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil ainda é o maior consumidor de cocaína da América do Sul

23 Jun 2010 - 13h25Por R7

Embora estatisticamente não lidere o consumo de cocaína na América do Sul, em números absolutos, o Brasil ainda representa o maior mercado da droga no continente, com cerca de 900 mil usuários, segundo relatório anual sobre o tema divulgado nesta quarta-feira (23) pela UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

Baseado nas respostas dos questionários encaminhados a 192 países, o relatório tem como objetivo revelar as tendências mundiais sobre o consumo e o comércio de drogas, em um documento com 313 páginas. O lançamento do balanço marca o Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, lembrado no próximo sábado (26).

Segundo o relatório, a Argentina é o país com o maior índice de prevalência do uso da droga: 2,7% da população já consumiu cocaína; contra 2,4% do Chile; 1,4% do Uruguai; e 0,7% no Brasil – po

rcentual de pessoas que admitiram ter consumido a droga pelo menos uma vez em um ano. Entretanto, como o documento utiliza como base os números das autoridades locais, é possível que o cenário no país tenha mudado, já que os dados brasileiros são de 2005.


O próprio governo federal já admitiu que faltam dados sobre o consumo de drogas no país, o que prejudica o combate ao problema, e prevê a realização de uma nova pesquisa sobre o tema até o fim do ano.

O balanço da ONU também traça um paralelo entre traficantes de drogas de diversos países consumidores. Na Europa, por exemplo, a França foi o país com a maior apreensão de cocaína em 2008 (8,2 toneladas), sendo que, curiosamente, a maior parte da droga apreendida no país veio do Brasil: 40% do total.

Já na América do Sul, entre 2007 e 2008 (quando foram obtidos os últimos dados), a apreensão de cocaína teve crescimento recorde e, somente no Brasil, houve um salto de 21% no total de apreensões da mercadoria: passando de 17 para 20,4 toneladas em um ano.

Outras drogas

O Brasil também é líder – estatisticamente e em números absolutos – no consumo de drogas derivadas do ópio (como a heroína e medicamentos a base de morfina) na América do Sul: 0,5% da população dos país (entre 15e 64 anos) já usou a droga, o que corresponde a 640 mil pessoas. Apesar de o percentual ser o mesmo que o do Chile, naquele país, o valor corresponde a 57 mil pessoas.

Já a maconha continua a ser a droga mais consumida na América do Sul, sendo que somente no Brasil foram apreendidas 187 toneladas da droga em 2008. No Continente, a maioria dos usuário é adulta, porém, são altos os índices de consumo do entorpecente entre estudantes do ensino médio: 15,6% dos estudantes do Chile afirmaram já ter fumado maconha pelo menos uma vez no ano – maior percentual entre os países pesquisados –, contra 6,3% no Brasil (entre 15 e 16 anos).

O relatório ainda lista o ranking dos maiores produtores mundiais de maconha, heroína, cocaína e outras drogas; revela o perfil dos consumidores nos continentes; e apresenta recomendações da ONU para o combate ao problema. Leia aqui a íntegra do documento (em inglês).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS