Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

BR Distribuidora apresenta novas regras no transporte de combustível

12 Ago 2010 - 12h33Por Fátima News com assessoria

Com o objetivo de conhecer os novos procedimentos de segurança adotados pela unidade da BR Distribuidora Petrobras em Campo Grande no setor de abastecimento de caminhões das transportadoras de combustível, diretores do Sinpetro reuniram-se nesta terça-feira (10.08) com representantes da companhia. No encontro foram apresentadas as medidas que entraram em vigor para evitar acidentes no transporte de carga inflamável.

Da reunião participaram o presidente do Sinpetro, Mário Seiti Shiraishi, o diretor de comunicação da instituição, Marcos Alceu da Silva Villalba, o diretor Edemir Jardim Neto e ainda o supervisor da base da BR Distribuidora na Capital, Vicentino Weber do Canto e o gerente comercial José Francisco Fontoura.

Para implementar as novas normas de segurança no abastecimento dos caminhões das transportadoras e de proprietários de postos de combustíveis, a BR contratou a empresa Target Brasil S/A – Tecnologia Aplicada ao Risco e a Gestão de Transporte.

O contrato tem como objetivo promover o gerenciamento preventivo de acidentes em transporte de produtos perigosos, conforme explicou Vicentino Weber. Segundo ele, foi criado um check-list que estabelece um rol de itens de segurança que devem ser observados em todos os caminhões que transportam produtos fornecidos pela Petrobras. “Caso esses itens não sejam preenchidos, o veículo não receberá a carga”, explicou o supervisor.

O modelo implantando em Campo Grande foi desenvolvido por meio de projeto piloto realizado em 2009, no terminal da Petrobrás TEBET, em Betim, denominado Projeto CIAM - Centro Integrado de Apoio ao Motorista. Na ocasião nenhum acidente foi registrado em um período de seis meses e nenhuma viagem foi iniciada com condições de transporte inadequadas. “A iniciativa merece todo o nosso apoio e iremos conversar com os filiados do Sinpetro para que todos se adequem às novas regras”, disse Mário Shiraishi.

Além de contribuir para a redução do número de acidentes com cargas perigosas, a iniciativa garante aos transportadores mais segurança no que diz respeito às condições em que seus veículos irão trafegar nas estradas do País. “No check-list são verificados todos os itens de segurança obrigatórios estabelecidos pela legislação, o que equivale dizer que quando em viagem os motoristas não terão qualquer problema quando eventualmente forem parados pela polícia rodoviária”, ressaltou o presidente do Sinpetro.

 As novas regras já estão em vigor, mas a BR Distribuidora está dando um prazo para que os empresários do setor de transporte de combustíveis adequem a frota. “Percebemos que pelo menos 70% dos casos de não-conformidade dizem respeito aos itens de segurança obrigatórios, que podem ser, por exemplo, pneus em condições inadequadas e falta de sinalização, entre outros”, explicou Vicentino Weber.

Sistema Vectio – Com uma metodologia inovadora denominada Vectio, que faz a integração de todos os dados dos componentes humano, veicular e ambiental, o trabalho da Target do Brasil auxilia na tomada de decisão antes de cada viagem individualmente. O sistema cria um plano de gestão provido de controles e medidas para medir os riscos.

A companhia implementa processos e tecnologias apropriadas para esse gerenciamento, priorizando e eliminando as vulnerabilidades em até 90%. Para isso, reúne uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, que avaliam a competência dos condutores e condições de trabalho. Por meio de um software, todos os dados colhidos são transformados em um relatório, on-line para todas as áreas integrando o setor de logística e comercial, que mostra as condições que a viagem irá acontecer.

Com os dados em mãos, os responsáveis pelo transporte daquela carga podem ponderar a necessidade operacional daquela viagem se o condutor ou veículo não estiverem em plenas condições. Como 94% das causas dos acidentes estão relacionadas aos fatores humanos, um dos principais focos do trabalho da Target Brasil é o motorista.

A partir de palestras, treinamentos e entrevistas psicológicas, o programa procura valorizar este profissional, melhorando sua motivação e fidelidade com a empresa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS