Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 27 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Bonito tem recorde de visitação turística em 2010

7 Fev 2011 - 17h35

O ano de 2010 é um marco na história do turismo em Bonito, destino turístico mais famoso do Estado de Mato Grosso do Sul. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, o ano de 2010 fechou com aumento de 4.06% nas visitações, em relação a 2009. No total  foram 276.164 visitações em 2010, sendo 10.767 visitas a mais que 2009.

Segundo o secretário de turismo, Augusto Barbosa Mariano, isso é resultado do trabalho de todos - iniciativa privada, poder público e sociedade, além do grande apoio, entrosamento e articulação com o Governo do Estado através da Fundação de Turismo de MS e Governo Federal, através do Ministério do Turismo. “Antes do Governador André Puccinelli não existia política pública para o turismo. Hoje contamos com planejamento, orçamento, recursos, metas e, consequentemente, obtemos bons resultado”, enfatiza Mariano.

O recorde de visitação turística é resultado de um trabalho de quatro anos onde conquistas significativas contribuíram para esses números expressivos. A grande parceria do Município com o Governo do Estado e Governo Federal foi um dos fatores que permitiram Bonito ganhar infraestrutura, divulgação e políticas públicas para a cidade e para a comunidade.

Entre as obras de infraestrutura, Augusto Mariano destaca  a pavimentação da estrada MS 178, que integra a região de Bonito e da Serra de Bodoquena com o Pantanal e é a principal rota de entrada de estrangeiros através da Bolívia; a drenagem e pavimentação das ruas da cidade e a instalação da seção de incêndios, que possibilitou o início da operação do aeroporto da cidade que hoje já conta com voos regulares às quintas e domingos.

As políticas públicas também foram de extrema importância para esses resultados. Exemplo disso foi o decreto de criação do Geoparque Bodoquena-Pantanal que garantiu a chancela da Unesco possibilitando estudos oficiais na região. O fortalecimento de instâncias de governança, do Projeto “65 destinos indutores”  e do Fórum Bonito-Serra da Bodoquena também foram decisivos no processo que garantiu a Bonito, pelo nono ano consecutivo, o prêmio da Revista Viagem e Turismo de melhor destino de ecoturismo do Brasil.

E de nada adiantaria tanto esforço se a promoção e divulgação das belezas não chegassem até o turista. A secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, lembra que para isso “Bonito se fez presente nas principais feiras, eventos e road shows, além de feiras com grande alcance de público como o Salão do Automóvel e Salão Imobiliário. Representantes do setor turístico também estiveram em feiras internacionais, sempre munidos de materiais de divulgação, fortalecendo a rota Pantanal-Bonito. Isso demonstra que o Governo do Estado priorizou esse segmento”.

O secretário Augusto Mariano lembra que “ainda existem arestas a serem aparadas nesse sistema, mas sua eficiência já está consolidada. Somos hoje a segunda maior arrecadação do município, perdendo apenas para a atividade agropecuária”. Atualmente 50% da mão de obra do município está voltada diretamente para o turismo. São guias, agentes, remadores, monitores, recepcionistas, motoristas e demais pessoas que ajudam na realização dos sonhos de quem visita a cidade.

Segundo Mariano, o desafio para 2011 é aumentar em 5% esse resultado alcançado no ano passado. E a meta é garantir a melhor distribuição de demanda, isso é, atrair o turista também durante a baixa temporada, colocando Bonito na vitrine do Brasil para eventos. Para o alcance de bons resultados o município investe na parceria com a rede hoteleira (hoje com 5 mil leitos), com o Centro de Convenções (com capacidade para 3 mil pessoas) e o aeroporto.

O município também já começa a se preparar para atender a demanda de turistas que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas em 2016.  Para receber bem esse público estão sendo feitos investimentos na profissionalização da mão de obra e no crescimento da rede hoteleira. Uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul garantirá a abertura esse ano de 44 novas vagas para o curso de guias de turismo, especializados em atrativos naturais.

A secretária Tereza Cristina finaliza afirmando que além dos tradicionais roteiros turísticos hoje o Estado já otimiza a diversidade de atrações, inclusive, vem acompanhando e já se prepara para incrementar a tradicional atividade agropecuária e seu processo de gestão com o turismo científico e tecnológico. "A Fundtur já está trabalhando no cadastro das propriedades rurais com atrativos agrotecnológicos. Inclusive, já há operadoras trabalhando com esse tipo de roteiro. O empresário rural precisa se atentar a esta grande oportunidade e se informar. Agregar a produção primária ao turismo pode somar uma importante fonte de renda além de elevar a fazenda a uma vitrine científica e tecnológica", explica Tereza.

 

Histórico

 

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, nasceu em 1948, com a sua emancipação política, econômica e social do município de Miranda. As atividades econômicas predominantes desde então foram a pecuária, a agricultura e a mineração, vocações de acordo com o clima, vegetação e subsolo.

Apesar do nome “Bonito”, não existia o interesse em turismo porque, na época, essa atividade ainda não garantia a geração de emprego e renda para a população brasileira. Mas a consciência das belezas naturais já existia e ficou registrada nos nomes dos córregos e rios da região – Rios Formoso e Mimoso.

 

          Em 1986, a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comtur) começou a mudar essa realidade. Porém, somente nos meados da década de 90 que a vocação turística foi assumida e a comunidade local começou a despertar para o interesse que as belezas naturais da cidade exercia sobre os poucos visitantes que recebia.

 

          Depois de uma reportagem exibida no programa “Fantástico”, da TV Globo, centenas de pessoas passaram procurar a cidade como destino turístico nacional. Nessa época, Bonito tinha apenas 10 hotéis, três agências e escassos serviços turísticos.

 

          Desde então, muita coisa mudou e a organização turística da cidade, neste anos, já ganhou prêmios e grande exposição na mídia nacional. Somente em 2010, Bonito garantiu prêmios como:

 

- 9º ano consecutivo como Melhor destino de ecoturismo do Brasil, pela Revista Viagem e Turismo

- melhor projeto de gestão do Brasil, pelo Guia 4 Rodas

- melhor projeto turístico ambiental do Brasil, pela ADVB

- melhor receptivo turístico, pela UPIS

- melhor modelo de preservação das áreas verdes

- menor índice de violência e criminalidade de Mato Grosso do Sul, pela ADEPOL

- melhor cidade da região Centro Oeste para eventos

- melhor Centro de Convenções das regiões Norte e Centro Oeste, pelo CAIO

- melhores práticas públicas em turismo, pelo MTUR, Fundação Getúlio Vargas e Sebrae

 

             Estrutura

 

          Atualmente, Bonito conta com mais de 80 empresas oferecendo serviços de hospedagem, entre hotéis e pousadas de pequeno e grande porte. Existem 50 agências operando no mercado, aproximadamente 80 guias credenciados pelo Ministério do Turismo, e mais de 40 sítios turísticos. O munic&i

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do amigo Zé Medeiros, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP NewsCRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Dia J e sorteio de prêmios
Saiba quem são as mães sorteadas na Promoção Mês das Mães do Mercado Julifran
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"