
Governo Federal deve ter obrigações definidas com a Saúde
O prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares (PSDB), que substitui o prefeito titular José Arthur (PMDB), que se encontra de férias, reafirmou nesta semana que a área da Saúde é prioridade para a administração local e de fundamental importância para o bem estar e a qualidade de vida da população.
“Precisamos, no entanto, debater a área da Saúde de uma forma mais ampla para definir com clareza a responsabilidade de cada esfera de poder envolvida, municipal, estadual e federal no financiamento do setor”, alertou Odilson, lembrando que a relação direta com a população faz com que as prefeituras sejam mais sacrificadas, independente dos seus esforços.
O prefeito Odilson Soares lembrou que sua posição repercute a mensagem do Executivo apresentada pelo prefeito licenciado José Arthur na reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal. Ela afirma que é preciso que a emenda constitucional número 29 seja regulamentada para que o Governo Federal tenha também a obrigação de efetuar um repasse financeiro claramente definido para a Saúde. Hoje, de acordo com a Constituição, apenas os Estados têm obrigação de investir, no mínimo, 12% das receitas correntes líquidas em saúde, e os municípios, pelo menos 15%. A União não tem um teto definido e claro.
De acordo com a administração embora o serviço de saúde em Bonito não seja ainda totalmente satisfatório os investimentos têm aumentado. No ano de 2008 á Prefeitura Municipal aplicou 19,64% das receitas locais no setor, em 2009 aplicou 21,63% e em 2010, 23,98%, percentual 60% maior do que os 15% exigidos. Também foram aprimorados os serviços e a qualificação dos profissionais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?

Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar

Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
