Menu
SADER_FULL
sexta, 25 de setembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Bombeiros iniciam hoje formação de 105 novos soldados

1 Set 2010 - 06h57Por Notícias MS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul inicia no dia 1º de setembro a formação de uma nova turma de soldados, oriunda de concurso público. Na última sexta-feira (27), uma portaria do comandante-geral, coronel Ociel Ortiz Elias, determinou a inclusão dos convocados no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar.

Durante essa fase de aprendizado, eles terão direito à bolsa de auxílio financeiro no valor de R$ 1.389,00. Os alunos devem se apresentar no Centro de Formação de Praças do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul às 6h30 da próxima quarta-feira (1º de setembro).

O curso terá duração de oito meses. Nesse período os alunos receberão instrução em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, com aulas teóricas e práticas; aprendizado de legislação; além de palestras diversas, com temas como direitos humanos e valorização da igualdade racial e de gênero.

Conforme o comandante dos Bombeiros, no aprendizado de combate a incêndio entram todas as modalidades, além do trabalho com produtos perigosos. Os alunos terão também instrução sobre salvamento, resgate de pessoas, busca de desaparecidos. Outro ponto importante é o atendimento pré-hospitalar prestado pelos bombeiros.

O curso será ministrado nos períodos matutino e vespertino, e alunos vindos do interior têm a opção de ficar no próprio alojamento do Centro de Formação.

Na etapa prática do curso, os futuros soldados vão a campo para treinamentos e simulados. Duas áreas em Campo Grande são particularmente utilizadas para essa etapa das aulas, uma próxima à Embrapa, e outra na região norte da Capital. “Munidos de instrumentos como localizador GPS e material para transporte, eles vão vivenciar a prática de resgate e de sobrevivência”, explica o comandante. O coronel Ociel Elias estima que por volta do mês de dezembro os alunos já começarão a acompanhar as equipes em ocorrências reais, em complemento ao aprendizado.

Parte dos aprovados nesse curso de formação, em torno de 20, serão destinados para o novo quartel dos bombeiros que o Estado está construindo no município de Caarapó. Os demais serão distribuídos para outros municípios, priorizando os lugares que tiverem maior demanda.

“Ainda não é o ideal, mas esse reforço vai trazer uma melhoria para o nosso efetivo. Estamos estudando junto ao governo novas chamadas e nova seleção de mais bombeiros para o ano que vem”, finaliza o comandante.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso