Menu
SADER_FULL
sábado, 24 de julho de 2021
Busca
Brasil

Bombeiros iniciam hoje formação de 105 novos soldados

1 Set 2010 - 06h57Por Notícias MS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul inicia no dia 1º de setembro a formação de uma nova turma de soldados, oriunda de concurso público. Na última sexta-feira (27), uma portaria do comandante-geral, coronel Ociel Ortiz Elias, determinou a inclusão dos convocados no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar.

Durante essa fase de aprendizado, eles terão direito à bolsa de auxílio financeiro no valor de R$ 1.389,00. Os alunos devem se apresentar no Centro de Formação de Praças do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul às 6h30 da próxima quarta-feira (1º de setembro).

O curso terá duração de oito meses. Nesse período os alunos receberão instrução em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, com aulas teóricas e práticas; aprendizado de legislação; além de palestras diversas, com temas como direitos humanos e valorização da igualdade racial e de gênero.

Conforme o comandante dos Bombeiros, no aprendizado de combate a incêndio entram todas as modalidades, além do trabalho com produtos perigosos. Os alunos terão também instrução sobre salvamento, resgate de pessoas, busca de desaparecidos. Outro ponto importante é o atendimento pré-hospitalar prestado pelos bombeiros.

O curso será ministrado nos períodos matutino e vespertino, e alunos vindos do interior têm a opção de ficar no próprio alojamento do Centro de Formação.

Na etapa prática do curso, os futuros soldados vão a campo para treinamentos e simulados. Duas áreas em Campo Grande são particularmente utilizadas para essa etapa das aulas, uma próxima à Embrapa, e outra na região norte da Capital. “Munidos de instrumentos como localizador GPS e material para transporte, eles vão vivenciar a prática de resgate e de sobrevivência”, explica o comandante. O coronel Ociel Elias estima que por volta do mês de dezembro os alunos já começarão a acompanhar as equipes em ocorrências reais, em complemento ao aprendizado.

Parte dos aprovados nesse curso de formação, em torno de 20, serão destinados para o novo quartel dos bombeiros que o Estado está construindo no município de Caarapó. Os demais serão distribuídos para outros municípios, priorizando os lugares que tiverem maior demanda.

“Ainda não é o ideal, mas esse reforço vai trazer uma melhoria para o nosso efetivo. Estamos estudando junto ao governo novas chamadas e nova seleção de mais bombeiros para o ano que vem”, finaliza o comandante.


Deixe seu Comentário

Leia Também

TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros
SOB INVESTIGAÇÃO
"Te achei!", gritou suspeito antes de matar jovem de 16 anos com 10 tiros
CRIME PASSIONAL
Homem mata a ex-mulher e atira contra a própria cabeça