Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Bombeiros iniciam dia 1º curso de formação para 105 novos soldados

31 Ago 2010 - 06h57Por Notícias MS

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul inicia no dia 1º de setembro a formação de uma nova turma de soldados, oriunda de concurso público. Na última sexta-feira (27), uma portaria do comandante-geral, coronel Ociel Ortiz Elias, determinou a inclusão dos convocados no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar.

 

 

Durante essa fase de aprendizado, eles terão direito à bolsa de auxílio financeiro no valor de R$ 1.389,00. Os alunos devem se apresentar no Centro de Formação de Praças do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul às 6h30 da próxima quarta-feira (1º de setembro).

 

 

O curso terá duração de oito meses. Nesse período os alunos receberão instrução em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, com aulas teóricas e práticas; aprendizado de legislação; além de palestras diversas, com temas como direitos humanos e valorização da igualdade racial e de gênero.

 

 

Conforme o comandante dos Bombeiros, no aprendizado de combate a incêndio entram todas as modalidades, além do trabalho com produtos perigosos. Os alunos terão também instrução sobre salvamento, resgate de pessoas, busca de desaparecidos. Outro ponto importante é o atendimento pré-hospitalar prestado pelos bombeiros.

 

 

O curso será ministrado nos períodos matutino e vespertino, e alunos vindos do interior têm a opção de ficar no próprio alojamento do Centro de Formação.

 

 

Na etapa prática do curso, os futuros soldados vão a campo para treinamentos e simulados. Duas áreas em Campo Grande são particularmente utilizadas para essa etapa das aulas, uma próxima à Embrapa, e outra na região norte da Capital. “Munidos de instrumentos como localizador GPS e material para transporte, eles vão vivenciar a prática de resgate e de sobrevivência”, explica o comandante. O coronel Ociel Elias estima que por volta do mês de dezembro os alunos já começarão a acompanhar as equipes em ocorrências reais, em complemento ao aprendizado.

 

 

Parte dos aprovados nesse curso de formação, em torno de 20, serão destinados para o novo quartel dos bombeiros que o Estado está construindo no município de Caarapó. Os demais serão distribuídos para outros municípios, priorizando os lugares que tiverem maior demanda.

 

 

“Ainda não é o ideal, mas esse reforço vai trazer uma melhoria para o nosso efetivo. Estamos estudando junto ao governo novas chamadas e nova seleção de mais bombeiros para o ano que vem”, finaliza o comandante.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho