Menu
SADER_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
Brasil

BNDES renegocia débito agrícola

5 Mar 2010 - 11h12Por Conjuntura Online

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) divulgou esta semana uma carta-circular comunicando aos agentes financeiros a inclusão de todas as operações de crédito de investimentos agrícolas com recursos do BNDES nas renegociações a serem feitas com base na Resolução 3.772 publicada pelo Banco Central em agosto de 2009.

Em carta-circular nº 6 de 2009, o BNDES havia impedido os bancos de negociarem qualquer contrato já renegociado em qualquer período e que ainda esteja sendo pago.

A medida praticamente inviabilizou a aplicação da Resolução 3.772, que autoriza os bancos a prorrogarem as parcelas das operações de investimentos realizadas junto ao BNDES.

Para realizar a prorrogação, que não inclui a prorrogação dos juros, o produtor terá de comprovar a incapacidade de pagamento. O coordenador da Comissão de Endividamento da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, lembra que dificilmente se encontrará, em Mato Grosso, uma operação que já não tenha sido renegociada dada as circunstâncias resultantes dos juros altos, do câmbio e de frustrações de safras anteriores.

“A retificação da posição do BNDES demonstra a boa vontade da instituição financeira em resolver a questão do endividamento, que necessita de uma solução definitiva”, frisa Tomczyk.

A autorização atende ao pedido da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), demais entidades do setor e da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), feito durante reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no início de fevereiro.

Na reunião com Luciano Coutinho, os representantes do setor rural pediram que o banco atue na coordenação de adoção de medidas para equacionar o passivo rural.

“A participação do BNDES nesse processo é fundamental para acelerarmos um desfecho final para o endividamento”, pontua o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.

Expectativa

Na próxima terça-feira, a partir das 9h30, será realizada audiência pública promovida pela CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária) do Senado.

O encontro, requerido pelo senador mato-grossense Gilberto Goellner, visa avaliar a dimensão da inadimplência do setor rural com os bancos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade