Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

BNDES renegocia débito agrícola

5 Mar 2010 - 11h12Por Conjuntura Online

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) divulgou esta semana uma carta-circular comunicando aos agentes financeiros a inclusão de todas as operações de crédito de investimentos agrícolas com recursos do BNDES nas renegociações a serem feitas com base na Resolução 3.772 publicada pelo Banco Central em agosto de 2009.

Em carta-circular nº 6 de 2009, o BNDES havia impedido os bancos de negociarem qualquer contrato já renegociado em qualquer período e que ainda esteja sendo pago.

A medida praticamente inviabilizou a aplicação da Resolução 3.772, que autoriza os bancos a prorrogarem as parcelas das operações de investimentos realizadas junto ao BNDES.

Para realizar a prorrogação, que não inclui a prorrogação dos juros, o produtor terá de comprovar a incapacidade de pagamento. O coordenador da Comissão de Endividamento da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, lembra que dificilmente se encontrará, em Mato Grosso, uma operação que já não tenha sido renegociada dada as circunstâncias resultantes dos juros altos, do câmbio e de frustrações de safras anteriores.

“A retificação da posição do BNDES demonstra a boa vontade da instituição financeira em resolver a questão do endividamento, que necessita de uma solução definitiva”, frisa Tomczyk.

A autorização atende ao pedido da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), demais entidades do setor e da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), feito durante reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no início de fevereiro.

Na reunião com Luciano Coutinho, os representantes do setor rural pediram que o banco atue na coordenação de adoção de medidas para equacionar o passivo rural.

“A participação do BNDES nesse processo é fundamental para acelerarmos um desfecho final para o endividamento”, pontua o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.

Expectativa

Na próxima terça-feira, a partir das 9h30, será realizada audiência pública promovida pela CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária) do Senado.

O encontro, requerido pelo senador mato-grossense Gilberto Goellner, visa avaliar a dimensão da inadimplência do setor rural com os bancos.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19