Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Bin Laden está "vivo e lutando", diz Al Qaeda

7 Dez 2005 - 09h51
A rede de TV Al Jazira (Qatar) divulgou nesta quarta-feira imagens do médico egípcio Ayman Al Zawahiri, considerado um dos líderes da rede Al Qaeda e principal estrategista da rede terrorista, dizendo que Osama bin Laden "vive e combate no Ocidente".

AP
Ayman Al Zawahiri, da Al Qaeda, aparece em vídeo
Apesar de o vídeo ter sido divulgado primeiramente como "novo", as agências de notícias Associated Press e France Presse informaram que Al Jazira retificou a informação depois, dizendo que as imagens são parte de uma gravação já exibida em 19 de setembro passado.

A agência de notícias Reuters afirma, entretanto, que o mesmo vídeo foi postado em um site islâmico. Não há indicações de quando essa gravação teria sido realizada, e sua veracidade não foi confirmada até o momento.

No site da Al Jazira não há informações sobre a procedência do vídeo.

Na gravação exibida hoje pela rede de TV do Qatar, Al Zawahiri diz que "todas as mentiras que [o presidente americano, George W.] Bush usa para enganar os americanos, dizendo ter destruído a metade da rede Al Qaeda, não são mais que absurdos e só existem na sua cabeça".

"Queremos dizer a todos os muçulmanos e mujahidins [guerreiros] que, graças a Deus, a rede Al Qaeda está crescendo e se fortalecendo", diz o terrorista. Al Zawahiri aparenta boa saúde e aparece com a tradicional vestimenta branca e turbante negro que, segundo alguns especialistas, corresponde a um signo de adesão ao grupo extremista islâmico Taleban, deposto do poder no Afeganistão pelos Estados Unidos em 2001.

Iraque

Al Zawahiri afirmou que os Estados Unidos sofreram uma "derrota" no Iraque e que agora é apenas "questão de tempo" para que Bush retire seus soldados do país árabe.

"O Iraque é uma catástrofe para a América e os americanos vão sair", afirmou o médico.

"Eu digo a Bush: Você entrou no Iraque com mentiras, você vai perder no Iraque e mente sobre isso, e vai sair do país com pretexto de ter completado sua missão (...) a América só tem que decidir sobre o número de soldados que morrerão antes da retirada".

O terrorista pediu para que os muçulmanos ajudem a Al Qaeda com "dinheiro, homens e orações", afirmando que a nova campanha dos "cruzados" [em referência aos americanos] estava "falhando", como demonstram as perdas sofridas pelos EUA no Afeganistão e no Iraque.

Paradeiro desconhecido

O paradeiro do chefe da Al Qaeda e de Al Zawahiri é desconhecido. Porém suspeita-se de que ambos se encontrem na região fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão. Os EUA ainda mantêm mais de 10 mil soldados na região para combater terroristas.

Segundo o governo americano, Al Zawahiri é o principal estrategista e ideólogo da Al Qaeda. Ele também é acusado de envolvimento no assassinato do então presidente egípcio Anwar al Sadat, e o massacre de turistas estrangeiros em um hotel na cidade de Luxor, em 1997. A recompensa por sua captura chega a US$ 25 milhões.

De acordo com informações da Al Jazira, Al Zawahiri é especializado em cirurgia do olho, e provém de uma família de boa situação social no Egito. Já julgado em seu próprio país, ele foi condenado à pena de morte.
 
Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho