Menu
SADER_FULL
domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Biffi defende redução de jornada de trabalho no setor frigorífico

20 Nov 2009 - 14h27Por Fátima News, com Assessoria

O deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS) voltou a defender nesta segunda-feira (16), durante audiência pública na Assembleia Legislativa, a redução da jornada de trabalho dos brasileiros.

Segundo o parlamentar, a diminuição se aplica aos trababalhadores dos frigoríficos, que, devido ao ritmo exaustivo de produção, são acometidos por doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho.

Biffi defende a proposta, em tramitação no Congresso Nacional, que visa implantar uma lei geral com a redução da jornada de trabalho em todo o Brasil. Atualmente, tramita no Senado Federal projeto de lei que reduz a jornada de quem trabalha no processamento de frangos.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 36,4% dos brasileiros trabalham mais de 45 horas por semana.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) calcula um aumento de somente 2% no custo médio da produção com a redução da jornada de trabalho, já que dos anos 1990 para cá houve um ganho médio de produtividade de cerca de 130%.

Segundo o diretor do Dieese, Clemente Ganslúcio, a redução da jornada de 48 para 44 horas, garantida pela Constituição de 1988, teve efeitos positivos para o emprego e para a economia, e o mesmo poderia ocorrer agora.

PEC na Câmara

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que reduz a carga horária dos trabalhadores de 44 para 40 horas semanais, foi aprovada por uma comissão especial da Câmara e precisa ser votada em dois turnos pelo Plenário.

O parecer do relator da PEC, deputado Vicentinho (PT-SP), também prevê a elevação da hora extra para 75% sobre o valor da hora normal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado