Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Bernardinho inclui Ricardinho em pré-lista para a Liga Mundial

23 Mar 2010 - 05h30Por Uol esporte

A volta de Ricardinho para a seleção está mais próxima. Nesta segunda-feira, o técnico Bernardinho mostrou que a aproximação entre os dois caminha bem e incluiu o levantador na pré-lista entregue pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) para a disputa da Liga Mundial. A relação tem 22 jogadores e será reduzida até o dia 30 de abril, quando o técnico terá de definir os 19 para a competição.

Ricardinho está afastado da seleção brasileira há três anos, após ser cortado da equipe que disputou os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na época, o levantador rompeu totalmente com Bernardinho e companheiros de equipe, como Giba, à época muito próximo do levantador. Então capitão da seleção, o atleta foi cortado após ter sido eleito o melhor jogador da Liga Mundial de 2007.

O técnico Bernardinho afirmou na ocasião que o motivo do desligamento do jogador foi um desgaste na relação. Após a saída, Ricardinho disse ter se sentido “traído” pelo grupo da seleção. Os jogadores se uniram e apoiaram a decisão de Bernardinho.

Na semana passada, a comissão técnica da seleção brasileira começou o processo de reaproximação. O primeiro contato desde 2007 foi feito pelo preparador físico José Inácio Salles, que, em passagem pela Itália, procurou o jogador.

Bernardinho admitiu que a visita foi uma tentativa de “retomar um elo pessoal”. “Era muito doloroso virar a cara para ele depois de anos de história juntos”, disse o treinador ao canal Sportv. “Houve uma aproximação, uma conversa com o Zé Inácio. Se for possível, vamos ver se é bom para os dois lados. A segunda etapa é uma relação profissional”, completou.

A volta de Ricardinho contrasta com a ausência de alguns nomes consagrados da seleção. Não fazem parte da lista os veteranos Gustavo e Anderson - que se aposentaram voluntariamente do combinado -, André Nascimento e Marcelinho. André chegou a estar nos planos de Bernardinho após Pequim-2008, mas pediu dispensa, depois teve problemas de lesão e atualmente não vem se destacando no Vivo/Minas.

Por sua vez, o ponteiro Dante está de volta à seleção após pedir dispensa da Liga Mundial do ano passado devido a problemas pessoais.

A Liga Mundial

O Brasil está no grupo A da Liga, ao lado de Bulgária, Holanda e Coreia. A estreia será nos dias 4 e 5 de junho, contra a Bulgária, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, a partir das 10h. Na sequência, nos dias 12 e 13, será a vez de os torcedores de Brasília assistirem à seleção nos duelos contra a Holanda, no ginásio Nilson Nelson. Os dois jogos também serão a partir das 10h. O time verde-amarelo se despedirá de seus torcedores no Rio de Janeiro. Nos dias 19 e 20 de junho, o ginásio do Maracanãzinho – palco da fase final da competição em 2008 – receberá os duelos do Brasil contra a Coreia do Sul, também a partir das 10h.

Em seguida, o time brasileiro embarcará para o exterior, onde enfrentará Holanda, Coreia e Bulgária, respectivamente. A fase final será realizada entre os dias 21 e 25 de julho, em Córdoba, na Argentina. A Liga Mundial terá a participação de 16 seleções. O grupo A é formado por Brasil, Bulgária, Coreia do Sul e Holanda. Sérvia, China, Itália e França formam a chave B, enquanto o grupo C é composto por Rússia, Estados Unidos, Finlândia e Egito. Cuba, Argentina, Alemanha e Polônia integram a chave D.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio