Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Bebida de Corumbá começa a ganhar mercado em MS

4 Dez 2006 - 17h33
Com 650 pontos de venda em Corumbá e Ladário e uma produção mensal de 100 mil litros, o Mate Chimarrão produzido pela Refrigerantes Libra, começará a trilhar novos caminhos a partir de 2007. A previsão é fechar o próximo ano sendo distribuído em todas as 78 cidades sul-mato-grossenses, para, a partir daí, expandir ainda mais as fronteiras de mercado atingindo outros Estados brasileiros.

A bebida tipicamente corumbaense não encontra similares no País e é considerada, por muitos, o "orgulho" da cidade por traduzir no paladar o "sabor do Pantanal" ou o "gosto de Corumbá". Muitos o chamam carinhosamente de "água de camalote", por ter a cor parecida com a planta aquática, símbolo da flora pantaneira. Produzido unicamente no maior município pantaneiro, o refrigerante de coloração verde clara, à base de erva-mate, e com gás borbulhante que algumas vezes faz cócegas no nariz, pode ser considerado um ícone cultural de Corumbá, quase um bem imaterial.

"Morei muitos anos fora daqui (Corumbá), mais especificamente em Joinville, e algumas vezes me imaginava tomando um copo de Mate geladinho", disse Milton de Freitas. "Sempre que abro uma garrafa, as lembranças de minha infância e juventude vêm forte", destacou o empresário ao comentar a importância que a bebida tem para ele, inclusive estabelecendo uma relação afetiva com o simples gesto de tomar um Mate, que adquire certo caráter de celebração.

Consumo é local

Administrada desde 2003 pelo empresário Akram Saleh, a fábrica de refrigerantes, retomou a produção do Mate Chimarrão, que havia sido paralisada, e deu novo gás – sem trocadilhos – à empresa com as produções de Guaraná; refrigerante de Cola; Laranja e Limão. Mensalmente são produzidos 465 mil litros de bebida, quase um quarto só de Mate.

Com todos os 100 mil litros consumidos no mercado local, e nas cidades bolivianas de fronteira, como Puerto Quijarro e Puerto Suarez – muitos comerciantes da Bolívia adquirem os fardos de Mate Chimarrão nos postos de venda do lado brasileiro –, Saleh declarou ao Corumbá On Line que a estratégia da Refrigerantes Libra, que funciona no Bairro Cervejaria, nas proximidades do rio Paraguai, é "gradativamente" levar o produto para ser comercializado em todos os municípios sul-mato-grossenses com a "grife" de genuíno "sabor do Pantanal". Depois de conquistado o mercado consumidor do Estado, ele quer levar a marca para outras regiões do País.

"Pensamos inicialmente em levar a bebida para os Estados com maior ligação com a erva-mate e que fazem fronteira com países como o Paraguai; Argentina e Uruguai", afirmou revelando que após consolidar o produto em Mato Grosso do Sul, deverá seguir para a região Sul do Brasil.

 
 
Corumbá Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis