Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Bebês prematuros devem ser imunizados contra os vírus do inverno

27 Jul 2010 - 16h10Por Dourados News
Campanha criada pela SBIM (Sociedade Brasileira de Imunizações) tem o objetivo de informar aos profissionais da saúde, com o intuito de promover a adequada imunização de bebês prematuros, justamente no período de maior risco para disseminação de doenças respiratórias que costumam ser mais graves em prematuros

Seis em cada 100 bebês nascidos no Brasil são gerados antes de completar o período ideal de 37 a 40 semanas dentro do ventre materno. Dos que nascem com idade gestacional inferior a 35 semanas, cerca de 15% são hospitalizados pelo VSR. O Vírus Sincicial Respiratório, pouco conhecido pela maioria das pessoas -- principalmente se comparado ao enorme espaço dedicado pela opinião pública a outras viroses como o H1N1 e o vírus da Dengue - é o principal agente de infecções respiratórias em crianças menores de um ano de idade.

Em bebês prematuros, o risco de complicações e a taxa de hospitalização em decorrência da infecção pelo VSR é 10 vezes maior do que naqueles nascidos de gestações completas. Apesar da doença não ser de notificação compulsória, estima-se um crescente aumento do número de caso de bronquiolite, principal manifestação clínica da infecção pelo VSR.

"O VSR é o principal responsável pela hospitalização de bebês prematuros no primeiro ano de vida", alerta o neonatologista Renato Kfouri, diretor da SBIM, um dos mentores da Campanha "Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido", lançada este mês no Brasil como iniciativa inédita no mundo. O Instituto Abrace (ONG formada por mães de prematuros) e a Abbott apóiam a iniciativa.

A falta de uma adequada orientação sobre a imunização de bebês prematuros foi preponderante para motivar a organização de um calendário específico e inédito em todo o mundo, para conscientizar e mobilizar toda a comunidade envolvida na assistência a esses pequenos pacientes de risco.

O objetivo é alertar tanto a comunidade médica, pais e cuidadores de bebês, como toda a população, sobre a importância e os benefícios do calendário de vacinação específico para os prematuros, que é diferente do calendário dos bebês que nascem no tempo normal. O Dr. Kfouri alerta, inclusive, para a importância da vacinação das pessoas envolvidas com os cuidados do bebê contra algumas das doenças previstas no calendário.

A proteção contra o VSR é indicada durante os meses de maior circulação do vírus que vai de março a setembro (devem ser aplicadas cinco doses ao longo de cinco meses). A campanha orienta ainda sobre a forma e periodicidade de imunização contra doenças como tuberculose, hepatite B, pneumonia, gripe, poliomielite, diarréia pelo rotavírus e as enfermidades cobertas pela vacina tríplice (tétano, difteria e coqueluche).

A orientação ora lançada pretende envolver todos os estados brasileiros durante os próximos meses, época de maior risco de proliferação das viroses respiratórias. O calendário completo de imunização do prematuro por ser conhecido no site: www.prematuroimunizado.com.br

Sobre a SBIM
A Associação Brasileira de Imunizações (SBIM) nasceu como entidade apta a promover o agregamento das comunidades envolvidas com temas ligados a imunização e prevenção de infecções, promovendo a mobilização em prol da saúde, o respeito à ética, produção de normas, elaboração de regulamentos e trabalhos destinados a ampliar ações úteis à saúde pública.

A SBIM se empenha em levar o conceito de vacinas para o profissional de saúde e toda a comunidade.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis