Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

BB vai exigir seguro agrícola em 21 municípios de MS

4 Out 2006 - 17h39

O Banco do Brasil vai exigir a contratação do seguro agrícola para a liberação de recursos aos produtores de soja de 21 municípios de Mato Grosso do Sul para a safra 2006/2007, conforme explicou o superintendente do BB, Caio Neves. Em todo o País a seguradora Aliança propõe o prêmio e a reseguradora Convrium vai assumir o risco da produção em Mato Grosso do Sul.

Inicialmente o seguro seria obrigatório em 28 municípios, mas conforme Neves, sete foram excluídos por apresentar risco menor. Ele ressalta que para definir esse risco foram levados em conta a produção das últimas safras e o pagamento dos empréstimos. São Gabriel do Oeste tem a menor taxa de risco, de 3,10% do valor contratado.

De acordo com Neves, os 21 municípios que apresentaram safra satisifatória são: Água Clara, Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Cassilandia, Tereno, Sonora, Sidrolândia, Selviria, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, São Gabriel, Rio Verde, Rio Negro, Costa Rica, Coxim, Itaporã, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Pedro Gomes e Maracaju.

Neves destacou que a exclusão dos municípios deu-se devido a análise da seguradora que avaliou que o risco era alto e os produtores rurais pediram para a Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) e Sindicatos Rurais para que fossem retirados, pois não apresentaram alta produtividade e não teriam como pagar o seguro. Já nos outros 57 municípios os critérios de análise de risco serão outros, como por exemplo, a exigência do Pró-agro ou até o seguro de outra seguradora.

O presidente da Famasul, Ademar da Silva Junior disse que o mecanismo de seguro é fundamental para a cadeia produtiva, mas não pode trazer prejuízo para o produtor. Também participaram da reunião o secretário estadual de Produção e do Turismo, Wilson Gonçalves, e o vice-presidente da Famasul e presidente da Comissão Técnica da Agricultura, Seguro e Crédito Rural, Logística e Armazenagem, Eduardo Riedel.

Reginaldo Coelho

PAra a próxima safra o Banco do Brasil vai disponibilizar R$ 650 milhões. Ademar acrescentou que na próxima safra terá redução de área plantada de soja de 5 a 7%, já que a expectativa de lucro do produtor de soja tem sido menor que antes, ele acaba migrando para outras áreas de cultivos, como a cana-de-açúcar, milho e algodão.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho