Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
sexta, 3 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

BB e Caixa criticam metodologia do BC e negam alta de juros

25 Mar 2010 - 07h45Por Folha Online

Os presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, rebateram nesta quarta-feira as críticas sobre o aumento das taxas de juros e reclamaram da metodologia do ranking do Banco Central.

"Não houve nenhum aumento da taxa de juros seja em pessoa física ou jurídica, em nenhuma linha dos dois bancos", afirmou Bendine. Os dois representantes apontam falhas na metodologia de comparação das taxas de juros praticadas no mercado. Eles defendem a publicação das taxas mínimas e máximas praticadas por cada instituição já que a taxa média não retrata os valores de forma fiel, segundo eles.

Para Bendine, a ampliação da carteira de clientes pode ter influenciado a taxa média do Banco do Brasil. "É natural que, quando você tem uma ampliação de base, você ofereça taxas maiores aos clientes ingressantes", aponta. Clientes antigos conseguem condições melhores com base nos históricos de crédito, segundo ele.

Os dois aproveitaram o pronunciamento para informar uma evolução de 1,5% na carteira de crédito no Sistema Financeiro Nacional nos dois primeiros meses do ano. "Há uma boa demanda no mercado. Não há um superaquecimento nem pressão de demanda muito forte de crédito", informou Bendine.

Ele acredita que a previsão de crescimento para a carteira de crédito fique dentro do previsto anteriormente entre 17% e 20%.

Os dois presidentes saíram em defesa da exclusividade em contratos de empréstimos consignados, que havia sido contestado por bancos de menor parte. Segundo Bendine, a exclusividade é uma prática de mercado e a participação do Banco do Brasil comprova a eficácia de estratégias adotadas para a conquista de participação no mercado.

"Você percebe que a análise está adequada na taxa de inadimplência. Temos observado a melhoria da qualidade da carteira. Você nunca vai ter um enquadramento para trabalhar sempre com a taxa mínima", disse a presidente da Caixa.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio