Menu
SADER_FULL
domingo, 9 de maio de 2021
Busca
Brasil

BB anuncia nesta segunda-feira nova aquisição

9 Ago 2010 - 08h10Por

Depois de comprar o Banco da Patagonia, na Argentina, o Banco do Brasil (BB) anuncia nesta segunda-feira (9), mais uma etapa de seu processo de internacionalização. Desta vez, segundo uma fonte, será adquirido um banco internacional com foco na África.

Mas, sem dar mais detalhes do negócio nem o nome da instituição, a fonte frisou que o "radar" do BB está ligado também para compras no Mercosul, Ásia e mercado americano.

O suspense termina na segunda, quando a operação será divulgada, em São Paulo, pelo presidente da instituição financeira, Aldemir Bendini, e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

No sábado, o Estado informou que o BB compraria um banco internacional. As especulações eram de que o negócio envolvia o mercado americano. Isso porque, desde o ano passado, o BB vem conversando com instituições nos Estados Unidos.

Segundo dados de assessores de Lula, o mercado americano tem hoje cerca de 700 pequenos bancos à venda, o que facilita as negociações de compra e incorporação por bancos financeiramente saudáveis de países emergentes. A dificuldade é justamente avaliar a saúde financeira de cada uma, em razão dos efeitos da crise das hipotecas.

Para intensificar as especulações, em maio, a subsidiária do BB dos Estados Unidos recebeu autorização do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para prestar serviços de remessa financeira naquele país. Com isso, na prática, o BB ficou autorizado a operar no mercado dos EUA, o que permitiu destravar a estratégia de negociar a compra de um pequeno banco.

O BB adotou a estratégia de internacionalização no ano passado. O argumento é o de acompanhar e atender clientes brasileiros – pessoas físicas e jurídicas – onde eles estejam. Há um ano, o presidente Lula defendeu que a instituição investisse na África, na China e na América Latina. O Estado apurou que o banco também avalia bancos no Chile e no Uruguai.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo