Menu
SADER_FULL
quarta, 22 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Bancos retomam crédito e fluxo beneficia o Brasil

28 Jan 2011 - 10h06Por Veja
Dois anos depois da crise que secou o sistema financeiro, os bancos voltam a emprestar. Dados divulgados na quinta-feira pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) indicam que o fluxo de linhas de crédito e de empréstimos volta a crescer, ainda que as quedas de 2008 e 2009 estejam longe de serem compensadas. O Brasil foi o segundo país emergente que mais se beneficiou dos créditos externos em 2010, superado apenas pela China.

Segundo o BIS, bancos em todo o mundo emprestaram 30,9 trilhões de dólares no terceiro trimestre de 2010, 623 bilhões de dólares a mais que no trimestre anterior. A alta, de 2,2%, é a maior no período pós-crise. Para a America Latina, essa taxa chega a 9,8%. Em 2008, 1,5 trilhão de dólares sumiu do sistema. Em 2009, bancos foram ainda mais hesitantes em emprestar e o fluxo caiu em quase 2 trilhões de dólares.

O comportamento dos bancos apenas fez a crise aumentar, já que empresas deixaram de ter acesso a créditos, não conseguiram rolar suas dívidas e acabaram quebrando. O resultado foi o aumento do desemprego. Por meses, governos injetaram recursos no sistema financeiro para incentivar bancos a voltarem a emprestar. Mas a volta das linhas de crédito levou dois anos para ocorrer, já que muitos ainda temiam turbulências e incertezas em diversos mercados.

Os empréstimos aos países emergentes também chegaram a cair no início da crise, mas logo foram retomados. No caso do Brasil, o País havia perdido 7,6 bilhões de dólares em 2008. Mas já se recuperou em 2009. Em 2010, os créditos explodiram. Foram 20,9 bilhões de dólares a mais de empréstimos externos no primeiro trimestre, 22 bilhões de dólares a mais no segundo trimestre e, entre julho e setembro, o país recebeu o volume recorde de 27 bilhões de dólares extras em relação ao que havia acumulado nos meses anteriores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada
CARROS SEMINOVOS
Como fazer uma boa escolha de veículos seminovos
LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas