Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Bancos genéticos de vegetais ajudam a conservar a biodiversidade

21 Jan 2011 - 05h50Por Agrolink

Para poder investigar as possibilidades de uso de espécies da biodiversidade amazônica e sua aplicação em produtos, é necessário antes conhecer, caracterizar e conservar essa diversidade.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem avançado nos conhecimentos práticos e teóricos sobre o manejo e conservação dos recursos genéticos e mantém bancos ativos de germoplasma em várias regiões do País.

No Amazonas, a Embrapa Amazônia Ocidental mantém dez Bancos Ativos de Germoplasma onde estão caracterizadas amostras de vegetais importantes para a região visando preservar a ampla variabilidade genética desses materiais para estudos atuais e futuros.

Os Bancos Ativos de Germoplasma (BAG) destinam-se a manter amostras de espécies diversas mais acessíveis para a pesquisa. Podem ser in situ, em ecossistemas e habitats naturais ou ex situ, fora do seu habitats naturais.

Também servem para que sejam realizadas pesquisas de melhoramento utilizando as variedades de plantas que tenham características de interesse para aumentar a produtividade, resistência a doenças, vantagens nutricionais entre outras. Permitem ainda desenvolver estratégias de conservação para gerações atuais e futuras.

“Um BAG é constituído em longo prazo, portanto, é uma infra-estrutura permanente, um patrimônio, promove inovação, agregação de valor e disponibilização de germoplasma para programas de melhoramento genético, fitotecnias, biotecnologia e inclusão socioeconômica”, explica o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Azevedo.

Em alguns casos, esses bancos ativos e coleções são plantios que reúnem centenas de amostras diferentes de variedades de uma mesma espécie de planta.

Cada amostra é chamada de acesso e são representativas de um grupo de plantas típicas de uma determinada região coletadas para serem incluídas no banco.

Entre os BAGs existem acervos exclusivos de plantas de extrema importância para a biodiversidade.

O banco de germoplasma de guaraná, por exemplo, é o único do mundo e está no Amazonas. É um importante patrimônio uma vez que não há registros da ocorrência de populações naturais de guaranazeiro em outras regiões do País.

Os bancos de dendê e de caiaué da Embrapa Amazônia Ocidental, também localizados no Amazonas, são os mais completos mantidos no continente americano.

A diversidade dessas palmeiras de óleo já permitiu o desenvolvimento de cultivares altamente produtivas e com padrão de qualidade reconhecido internacionalmente.

Na Embrapa Amazônia Ocidental também são mantidos bancos genéticos com ariedades de cupuaçu, de mandioca, de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, de fruteiras nativas tropicais, que inclui espécies nativas da Amazônia e exóticas, coleção de espécies florestais, de pupunha e de Croton sp e Arrabidaea sp.

O BAG de cupuaçu reúne variedades desse fruto coletadas e mantidas em todos os estados da região amazônica.

Esses materiais tem sido utilizados no programa de melhoramento genético do cupuaçuzeiro e permitido o desenvolvimento de clones com alta produtividade.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Amazônia Ocidental

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul