Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Bancos começam hoje a abrir nova conta-salário

2 Abr 2007 - 08h05
Os bancos estão obrigados, a partir desta segunda-feira, a abrir contas-salário, livre de tarifa, para todos os funcionários de empresas com as quais assinaram contrato de pagamento após 5 de setembro do ano passado. Assim, esses serão os primeiros trabalhadores do setor privado que passam a ter o direito de escolher o banco onde receber o salário. Até agora eram as empresas que decidiam onde o trabalhador recebia o salário.

 
De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, com a nova conta-salário, o dinheiro pode ser enviado automaticamente para a conta corrente do trabalhador em outro banco, sem cobrança de CPMF nem taxa de transferência (DOC). Basta que o trabalhador informe a opção ao banco onde tem a conta salário e o próprio banco terá de se encarregar da tarefa.
O trabalhador pode ainda continuar a receber o salário na conta corrente que já tem no mesmo banco ou passar a movimentar o salário apenas por meio da conta salário, explicou Jorge Higashino, superintendente de Negócios Especiais da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
"O objetivo do governo é promover a concorrência e reduzir os juros", disse Amaro Gomes, chefe do Departamento de Normas do Banco Central.
O Banco do Brasil, por exemplo, em que cerca de 4 milhões de clientes são trabalhadores do setor privado que recebem ali os seus salários, já iniciou campanha para fidelizar o grupo beneficiado nesta primeira etapa. Até o fim de 2006, esse grupo somava cerca de 60 mil correntistas. Uma das estratégias será juro baixo no crédito consignado (com parcelas debitadas no holerite) para quem permanecer correntista.
Como é livre de tarifa, a conta-salário é básica e tem uma série de limites e restrições de uso. Ela é isenta de tarifas somente até um certo número de serviços acessados e só pode ser movimentada por cartão magnético, fornecido gratuitamente. A conta não pode receber nenhum depósito além daqueles feitos pelo empregador nem pode ser feita aplicação financeira a partir dela.
O trabalhador que terá a conta aberta hoje só precisará ir ao banco se optar por transferir o salário para conta corrente em outro banco ou manter o dinheiro na própria conta-salário. Essa opção pode ser feita a qualquer momento, sem prazo. Os recursos podem, inclusive, serem transferidos para uma conta conjunta de outro banco.
Caso opte pela continuidade do recebimento do salário na conta corrente que já possui no mesmo banco, o trabalhador não precisa tomar nenhuma providência.
 
 
Terra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS