O coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Delcídio do Amaral(PT/MS), obteve nesta quinta-feira, 17, do Banco Central, a garantia de que a instituição está disposta a facilitar as negociações para que os produtores rurais que amargam perdas em função das enchentes das últimas semanas em Mato Grosso do Sul tenham suas dívidas renegociadas com os agentes financeiros.
“Temos que ter muita cautela porque essa é uma decisão que, necessariamente, vai passar por outros órgãos, como o Ministério da Fazenda, mas a disposição demonstrada pela direção do Banco Central em cooperar nesse processo para nós é um grande alento, além de ser mais uma demonstração de que o governo da presidente Dilma está sensibilizado com a situação porque passa o estado e, efetivamente, vai continuar nos ajudando”, avalia o coordenador, após audiência com o presidente do BC, Alexandre Tombini, em Brasília.
Delcídio revelou que as tratativas visando a renegociação das dívidas terão continuidade na semana que vem.
“Vamos nos encontrar com o ministro Guido Mantega (Fazenda) e conversar sobre os termos de uma possível Resolução a ser baixada pelo Banco Central autorizando e definindo os critérios da renegociação. Todos os deputados e senadores que representam Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional estão participando do processo e isso nos dá muita força. Estivemos juntos na quarta-feira com o ministro Wagner Rossi (Agricultura), que deu sinal verde para prosseguirmos as ações. Além disso, o senador Moka (PMDB) obteve do Banco do Brasil a garantia de que a instituição está convencida da necessidade de renegociar os débitos dos agricultores em função das perdas terríveis nas lavouras de soja em São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Chapadão do Sul, Sidrolândia e nos municípios do Cone Sul e da Grande Dourados. Dependendo do que se defina no Banco do Brasil talvez nem seja necessária a Resolução do BC. Mas estamos trabalhando em todas as áreas para ter a certeza de que os produtores serão atendidos”, explicou o coordenador.
Também na semana que vem Delcídio vai se encontrar com os ministros da Integração Nacional e das Cidades, para reivindicar novos recursos para o estado e os municípios atingidos pelas chuvas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo

Empresário é executado com três tiros dentro de carro

Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar

"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19

Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo

'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19

Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras

Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos

Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
