Menu
BANNER IMPRESSORAS
sábado, 13 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
GREVE

Bancários paralisam 7.054 agências no 12º dia de greve

6 Out 2009 - 08h17Por Terra

A greve nacional dos bancários chegou ao 12º dia e paralisou 7.054 agências no País, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número significa uma estabilidade ante as 7.053 agências paralisadas na sexta-feira.

Segundo os bancários, a greve foi ampliada com o fechamento de dois grandes centros administrativos: o da Cidade de Deus, sede do Bradesco em Osasco, na Grande São Pauli, e o Centro Empresarial Itaú Conceição (CEIC), do Itaú, na zona sul da capital.

Os bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniram na quinta e sexta-feira da semana passada e não chegaram um acordo salarial e de renovação da convenção coletiva de trabalho da categoria.

Os bancários pedem 10% de reajuste salarial (sendo 5% de aumento real), Participação nos Lucros e Resultados (PLR) composta pelo pagamento de três salários, acrescidos de valor fixo de R$ 3.850. Os trabalhadores também querem a inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de uma cláusula de proteção ao emprego em caso de fusão.

Os bancários exigem ainda o fim do assédio moral e das metas abusivas, práticas que eles dizem provocar o adoecimento dos trabalhadores.

Após o fracasso das negociações de quinta e sexta da semana passada, a Fenaban, em nota, disse que será necessário reduzir as diferenças entre as propostas para alcançar um acordo.

"Após exaustivas discussões que se estenderam por quinta e sexta-feira, as posições ainda apresentavam diferenças que precisam ser reduzidas para se chegar a um acordo final, dado que as alterações indicadas pelos sindicatos não se adequam à fórmula de participação nos lucros e resultados construída em conjunto, em 2006, e vigente até agora", afirmou a entidade patronal.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas