Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Bancada vai ao MEC pedir R$ 70 milhões para investimentos na UFMS

23 Mar 2011 - 14h38Por Fátima News, com as informações da Assessoria

O coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Delcídio do Amaral (PT/MS), se reúne semana que vem com o secretário executivo do Ministério da Educação, Jose Henrique Paim Fernandes, a quem vai apresentar pedido de investimentos no valor total de R$ 70 milhões para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e melhoria da infraestrutura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A proposta foi detalhada na noite desta terça-feira, 22 de março, durante reunião da bancada com a reitora Célia Maria Oliveira e pró-reitores da instituição, realizada na Biblioteca do Senado, em Brasília.  São 13 projetos que incluem a implantação do curso de Medicina Veterinária em Paranaíba, a construção do prédio da Faculdade de Direito, de um Centro de Documentação e da Casa do Estudante em Campo Grande, de uma Farmácia Escola também na capital, de alojamentos funcionais e complexos esportivos em cada um dos campus da instituição, da instalação de um Centro de Formação de Professores e um Centro de Convivência onde funcionou, durante muitos anos, o Auto Cine.

“Os projetos vão atender não só alunos e professores mas, principalmente, a população da capital e do interior. A UFMS faz um trabalho importantíssimo de educação e formação profissional, que precisa ser ampliado e aprimorado em função do processo de diversificação pelo qual vem passando a economia do estado. A equipe da reitora Célia fez um trabalho excelente. As necessidades foram não só elencadas mas planejadas em uma proposta exeqüível,  que vamos primeiramente discutir com o secretário Paim  e depois levar ao ministro Fernando Hadad (Educação). A presença maciça da bancada na reunião – participaram os 3 senadores e 6 dos 8 deputados federais – é uma demonstração clara que vamos trabalhar em conjunto para que o MEC atenda o pedido”, disse Delcídio.

A bancada aproveitou o encontro para reivindicar a direção da UFMS a implantação de um curso de Medicina no campus de Coxim. O objetivo é atender os estudantes dos municípios da Região Norte do Estado. Os prefeitos de Rio Verde, William de Brito, e Coxim, Dinalva Mourão, também presentes à reunião, reforçaram o pedido.

A reitora Célia Oliveira fez um balanço positivo da reunião com a bancada.

“Saio daqui muito feliz e com a certeza de que nosso objetivo foi cumprido. Os deputados e senadores se interessaram bastante pelas nossas causas e, com certeza, vão lutar, juntamente com a comunidade universitária, por mais recursos para a UFMS. A Universidade está há muito tempo sem novos  investimentos  e os recursos do Orçamento não são suficientes para atender essas demandas das 11 cidades onde oferecemos centenas de cursos.  A bancada se comprometeu também em auxiliar na contratação de novos docentes para a instituição e essa ampliação do quadro é fundamental para que possamos atender não só os cursos atuais, mas todo o nosso projeto de expansão”, afirmou a reitora.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS