Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 28 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Bancada vai ao MEC pedir R$ 70 milhões para investimentos na UFMS

23 Mar 2011 - 14h38Por Fátima News, com as informações da Assessoria

O coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Delcídio do Amaral (PT/MS), se reúne semana que vem com o secretário executivo do Ministério da Educação, Jose Henrique Paim Fernandes, a quem vai apresentar pedido de investimentos no valor total de R$ 70 milhões para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e melhoria da infraestrutura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A proposta foi detalhada na noite desta terça-feira, 22 de março, durante reunião da bancada com a reitora Célia Maria Oliveira e pró-reitores da instituição, realizada na Biblioteca do Senado, em Brasília.  São 13 projetos que incluem a implantação do curso de Medicina Veterinária em Paranaíba, a construção do prédio da Faculdade de Direito, de um Centro de Documentação e da Casa do Estudante em Campo Grande, de uma Farmácia Escola também na capital, de alojamentos funcionais e complexos esportivos em cada um dos campus da instituição, da instalação de um Centro de Formação de Professores e um Centro de Convivência onde funcionou, durante muitos anos, o Auto Cine.

“Os projetos vão atender não só alunos e professores mas, principalmente, a população da capital e do interior. A UFMS faz um trabalho importantíssimo de educação e formação profissional, que precisa ser ampliado e aprimorado em função do processo de diversificação pelo qual vem passando a economia do estado. A equipe da reitora Célia fez um trabalho excelente. As necessidades foram não só elencadas mas planejadas em uma proposta exeqüível,  que vamos primeiramente discutir com o secretário Paim  e depois levar ao ministro Fernando Hadad (Educação). A presença maciça da bancada na reunião – participaram os 3 senadores e 6 dos 8 deputados federais – é uma demonstração clara que vamos trabalhar em conjunto para que o MEC atenda o pedido”, disse Delcídio.

A bancada aproveitou o encontro para reivindicar a direção da UFMS a implantação de um curso de Medicina no campus de Coxim. O objetivo é atender os estudantes dos municípios da Região Norte do Estado. Os prefeitos de Rio Verde, William de Brito, e Coxim, Dinalva Mourão, também presentes à reunião, reforçaram o pedido.

A reitora Célia Oliveira fez um balanço positivo da reunião com a bancada.

“Saio daqui muito feliz e com a certeza de que nosso objetivo foi cumprido. Os deputados e senadores se interessaram bastante pelas nossas causas e, com certeza, vão lutar, juntamente com a comunidade universitária, por mais recursos para a UFMS. A Universidade está há muito tempo sem novos  investimentos  e os recursos do Orçamento não são suficientes para atender essas demandas das 11 cidades onde oferecemos centenas de cursos.  A bancada se comprometeu também em auxiliar na contratação de novos docentes para a instituição e essa ampliação do quadro é fundamental para que possamos atender não só os cursos atuais, mas todo o nosso projeto de expansão”, afirmou a reitora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO 2021
Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?
SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço