Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Bairro de Campo Grande soma 218 notificações com suspeita de dengue

3 Mar 2010 - 16h25Por Valquíria Oriqui / Mídia Max

Na Vila Jacy, bairro em que vivia Xisto Ramão Sadhas, de 55 anos, a provável 10ª vítima da dengue, já foram notificados 218 casos suspeitos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública. Destes, oito casos já foram confirmados em laboratório. Em toda Campo Grande o número de notificações chega a 17.429 somente nos dois primeiros meses do ano, média 12 casos por hora.

Moradores da região estão assustados com o avanço da epidemia. Em apenas um quarteirão, pelo menos 10 pessoas caíram doentes após serem picado pelo mosquito aedes Aegypti. O número é alarmante tendo em vista a pequena quantidade de casas no quarteirão.

Dona Arlene Pereira de Souza, 54 anos, mora no bairro há 37 anos e já contraiu a doença duas vezes. Assustada com o que aconteceu com o vizinho, Arlene conta que o bairro nunca viveu uma situação como esta. “De dois anos pra cá que a situação ficou crítica. Antes não era assim”.

Dona Arlene atribui a infestação do mosquito na região a quantidade de casas abandonadas. “Se você subir essa rua você vai ver várias casas abandonadas e com as portas fechadas. Além disso as pessoas não têm os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Eu tenho plantas em casa mas tomo todo cuidado necessário”, afirma.

Outra moradora antiga do bairro é a aposentada Dona Maria Marta Andrade Silva, 66 anos. Maria nunca teve dengue, por conta da idade avançada ela teme que o mosquito faça dela mais uma vítima. “Eu já tenho 66 anos, tenho medo de ficar doente. Eu faço a minha parte, mas fazer o que, não depende só de mim”, ressalta.

Ao ser questionada sobre o fumacê (carro que passa no final da tarde nas ruas de Campo Grande burrifando um veneno para matar as larvas do mosquito da dengue), a moradora diz que a última vez que passou foi nesse último sábado (27). “Fazia muito tempo que eles não passavam na rua, muito mesmo!”, afirma.

A família

A esposa de Xisto Ramão Sadhas, Marilene Felix Rodrigues Sadhas, mora no bairro há 4 meses com os dois filhos. A equipe do Midiamax esteve na residência da família e conversou com Marilene, que também está com dengue. Ela conta que quando compraram a casa, era impressionante o número de lixo e de água acumulada no local. “A casa estava abandonada, com certeza isso aqui era um foco de proliferação do mosquito”, afirma.

Xisto deu entrada no Hospital Adventista do Pênfigo na quinta-feira, 25 de fevereiro e veio a falecer no início da tarde de domingo.

Xisto trabalhou 25 anos como motorista da Sanesul e, após se aposentar, passou a realizar “bicos” consertando eletrodomésticos.

Com esse caso, a Capital soma 10 mortes com suspeitas da doença, sendo que desse número, 3 foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública como óbitos decorrentes da dengue. Os outros, assim como de Xisto, estão sendo investigados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto