Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Azeite ajuda na prevenção do câncer de mama

8 Fev 2011 - 16h48Por Saúde Plena

Cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, desenvolveram estudo que sugere que o azeite de oliva extra-virgem pode ser uma arma para prevenir o câncer de mama.

No artigo publicado na revista “Carcinogenes”, os pesquisadores descrevem vários sinais dentro das células tumorais na mama provocada pelo azeite.

Alguns benefícios observados foram a redução da atividade de um gene causador de câncer chamado p21 Ras, mudanças nos mecanismos de sinalização de proteínas específicas, o estímulo da morte das células doentes e a proteção do DNA contra danos.

O estudo é parte de um projeto de 20 anos. Foi realizado com um modelo experimental animal em laboratório, comparando os efeitos do azeite de oliva com o do óleo de milho.

Foi demonstrado que o azeite estava associado com maior incidência de tumores benignos na mama e que ele reduzia a atividade do gene causador do câncer.

Os autores acreditam que uma dieta rica em gorduras está diretamente relacionada com a incidência do câncer. Alguns tipos de gordura, no entanto, parecem proteger contra o avanço dos tumores.

Seria o caso do azeite de oliva, cujo consumo regular é associado com menores incidências de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares.

Após análises para entender os efeitos das gorduras nas células tumorais, identificando genes e os processos associados às propriedades anticancerígenas do azeite de oliva, os pesquisadores anunciaram que a pesquisa passará a observar linhas de células humanas.(Saúde Plena)

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

RECEITA FEDERAL - IMPOSTO DE RENDA - FOTO:  Joédson Alves/Agência Brasil RECEITA FEDERAL
Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda
Baile de Aleluia promete agitar Vicentina com show de Pepe Moreno e baile com Diassis e Banda
Maquete do moderno terminal de embarque e desembarque do Aeroporto de Dourados, cuja as obras serão lançadas sexta-feira. Foto: Divulgação. DOURADOS - OBRAS
Ministro aterrissa em Dourados na sexta para iniciar obras do Terminal do Aeroporto
Idoso é encontrado morto sem órgão genital e coração, idosa confessa crime e diz que os comeu
Carnaval / Trânsito Violênto
Duas pessoas morrem em acidente com carro em chamas (Vídeo)

Mais Lidas

Crédito: Osvaldo Duarte/Dourados NewsHOMICÍDIO
HOMICÍDIO: Homem mata vizinho a facadas durante discussão
Foto: Redes SociaisNOTÍCIA TRISTE
NOTÍCIA TRISTE: Mulher morta após acidente era socorrista e voltava de plantão
O acidente ocorreu na noite desse sábado (Reprodução)DEODÁPOLIS - VÍTIMA IDENTIFICADA
DEODÁPOLIS: Identificado homem morto em acidente, ele estava no meio da rodovia e usava muletas
BOMBEIROS - Imagem: ilustraçãoTRAGÉDIA
Jovem de 15 anos morre após levar descarga elétrica em lava rápido
Reprodução/Cenário MSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Mulher perde controle de carro e morre em acidente