Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Avião pousou em rio e uma pessoa está desaparecida, diz FAB

30 Out 2009 - 14h48Por G1

O avião que havia desaparecido na região amazônica pousou em um rio, segundo a assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB). Estavam na aeronave 11 pessoas, incluindo quatro tripulantes e sete funcionários da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

A Funasa informou que nove pessoas sobreviveram. A FAB confirmou o número e informou que um funcionário da Funasa está preso nas ferragens, com indícios de óbito. Um militar está desaparecido.

A fundação divulgou os nomes da equipe que estava a bordo. São eles: os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, além da enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida. Eles participavam de uma campanha de vacinação. Os militares são: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga; 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira; Suboficial Marcelo dos Santos Dias; e 1° Sargento Edmar Simões Lourenço. 

Ainda de acordo com a FAB, a aeronave foi localizada por indígenas da tribo Matis, em meio à Floresta Amazônica, entre as aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari. 

 Desaparecimento

O  avião desaparecido era um Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira. A FAB informou na noite desta quinta-feira (29) que recebeu um sinal de emergência do avião 58 minutos após a decolagem. A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM). 

De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar.

"É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica.

O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica. 

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça