Menu
SADER_FULL
sábado, 26 de setembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Avaliação do Ideb coloca Amambai em 2º lugar no MS

12 Jul 2010 - 13h14Por Diário MS
Os dados apresentados pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no dia 5 passado, apontam que a educação pública de Amambai alcança a segunda posição em todo o Estado, atrás somente de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
O Ideb foi criado no ano de 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) e representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Em Amambai, todas as escolas municipais tiveram suas médias do Ideb aumentadas, ultrapassando até as metas que o instituto estabelece para os próximos anos. O índice do município, que tem uma população perto dos 40 mil habitantes, foi de 5,0 pontos. A média de Campo Grande foi 5,1 pontos.
Com esse resultado o município melhorou seu índice anterior, que era de 4,3 pontos em 2007 e saltou da 9ª para a segunda posição no ranking da educação em MS.
“É uma conquista do trabalho e dos investimentos que realizamos no setor de educação. Temos que destacar e parabenizar cada diretor, coordenador, professor e funcionários de nossas escolas municipais pelo resultado alcançado. Isso é fruto da dedicação de cada um desses profissionais”, disse o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini que recebeu com muita festa os dados divulgados pelo Ideb, que também destacou o trabalho realizado pela administração municipal.
“Desde que assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2009, realizamos diversos investimentos no setor da educação em Amambai, com reformas e ampliação de escolas, contratação e capacitação de professores e vários outros investimentos que garantiram mais conforto e melhores condições de estudo para nossos alunos, que por conta disso, também melhoraram o aprendizado na rede municipal”, ressaltou o prefeito.
De acordo com a secretária municipal de educação, Zita Centenaro, as escolas da rede municipal de ensino de Amambai passam por avaliações constantes, visando corrigir eventuais falhas e melhorar a qualidade de ensino, realizando capacitações de diretores, coordenadores e professores da rede de educação, que conta também com educação especial, sala de recursos, salas de informática com profissionais qualificados, transporte escolar para alunos da rede rural em toda a área do município além de ótimas instalações escolares.
“Acompanhamos de perto todo o desenvolvimento escolar de nossos alunos e a cada bimestre nossas escolas municipais passam por uma avaliação para detectar possíveis dificuldades na aprendizagem e melhorar a qualidade do ensino”, disse a secretária.
O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é atingir o primeiro lugar do Ideb em todo o estado, e para isso, existem projetos que visam melhorar a qualidade de ensino no município, como pro exemplo o acompanhamento bimestral, realizado em todas as escolas, através da aplicação de um simulado para alunos do 4° ao 8° ano, que busca identificar suas habilidades que estão sendo aplicadas em sala de aula, a aplicação das provas são realizadas no mês de Maio e outra no mês de Outubro.
A Secretaria conta com projetos de Oficinas (formação continuada), realizadas com os professores, melhorando assim, suas atuações em salas de aula, tendo em foco o aluno. O projeto de Aceleração de Série vem se desenvolvendo nas escolas do município. O projeto é elaborado nas séries iniciais de aprendizado, atendendo em quatro escolas e visa corrigir a distorção idade/ano dos alunos, que muitas vezes podem avançar um ano, dependendo dos resultados que ele apresenta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso