Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Autoescolas são obrigadas por lei a dar aulas noturnas

22 Mar 2010 - 10h02Por Diário MS

A partir de maio, os centros de formação de condutores de todo o país serão obrigados a incluir aulas noturnas de direção para candidatos à primeira habilitação. A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, entra em vigor em 60 dias. O objetivo da mudança é instruir os novos condutores sobre a direção durante a noite, o que poderia reduzir o alto índice de acidentes neste período.

Na semana passada, logo após a sanção da lei, a Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas) já adiantou que o custo da habilitação poderá aumentar. O número de aulas noturnas ainda será definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Atualmente, os aprendizes de motoristas têm de comprovar pelo menos 20 horas-aula de prática, acompanha, acompanhados por um instrutor autorizado.

A mudança foi sugerida pelo deputado federal Celso Russomanno (PP-SP). O parlamentar defende que a experiência pode reduzir o número de acidentes. Segundo ele, especialistas são unânimes em afirmar que os condutores são responsáveis pela maioria dos acidentes.

A medida é apoiada pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). Segundo a entidade, 40% dos acidentes de trânsito com vítimas ocorrem no período da noite. “A direção noturna é completamente desconhecida para quem acabou de sair da autoescola”, afirma o diretor Dirceu Rodrigues Alves Junior.

Proprietários de autoescolas também defendem a mudança na legislação. Luiz Roberto Prado defende que a mudança será bastante positiva ao condutor, que será melhor instruído sobre a utilização do painel. “Nas aulas noturnas, o aluno receberá instruções sobre como utilizar a meia luz e a luz alta, por exemplo. Hoje, isto é passado na teoria, mas o aluno não tem a percepção real desta situação”, diz o empresário.

Ele nega que a mudança gere transtornos no cronograma de aplicação das aulas. “Em períodos de demanda muito alta, já aplicamos aulas até 22h, então é uma situação a que já estamos habituados”, explica.

O empresário também não prevê aumento no preço cobrado pela primeira habilitação. Segundo ele, os instrutores poderiam se dividir em dois turnos de trabalho – de dia e à noite, o que evitaria o pagamento de horas-extras. “É uma situação nova, que precisa ser analisada, mas é possível fazer isto sem onerar o cliente”, avalia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho