Menu
SADER_FULL
terça, 16 de agosto de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Aumento de obesidade mórbida entre homens é alarmante

22 Jul 2010 - 17h44Por Agência Notisa
Sabendo que a obesidade é um problema mundial cada vez mais grave, Leonor Maria Santos, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília e colegas fizeram uma reanálise de inquériros antropométricos nacionais para investigar a prevalência da obesidade mórbida no Brasil. Os resultados da pesquisa foram publicados em julho deste ano no jornal internacional Obesity Surgery. Os pesquisadores contam no artigo que também utilizaram dados sobre cirurgias bariátricas realizadas no país obtidos no Sistema de Informações Hospitalares do SUS, disponíveis online.

De acordo com o texto, eles identificaram um aumento de 255% na prevalência de obesidade mórbida, começando em 0,18% em 1975-1976, aumentando para 0,33% em 1989 e para 0,64% em 2002-2003. "Houve uma taxa mais elevada no Sul nos dois primeiros levantamentos, mas a prevalência na região Sudeste aumentou constantemente, chegando a 0,77% em 2002-2003, alcançando o Sul", contam no estudo.

Segundo os autores, o SUS passou a cobrir a cirurgia bariátrica de obesidade mórbida em 1999, sendo que entre os anos 2000 e 2006 o número de procedimentos realizados aumentou seis vezes. Em 2006 atingiu 2.500 cirurgias. A realização de cirurgias bariátricas pelo SUS esteve concentrada na região Sudeste, seguida pela região Sul.

Diante dos resultados, a equipe considera que o aumento da obesidade mórbida é "alarmante" no Brasil, especialmente entre homens. Eles entendem que a adoção de medidas preventivas que visem retardar e prevenir a epidemia de obesidade no país é urgente. Vale lembrar que obesidade mórbida é definida como índice de massa corporal (IMC) superior a 40kg/m2.

Leia Também

MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença