Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Aumento das chuvas é alerta para a ferrugem da soja

11 Jan 2010 - 08h12Por Dourados News

O fim do ano de 2009 foi marcado pelo alto volume de chuvas em todo o Brasil, que devem continuar neste mês de janeiro. Este cenário pode facilitar o aparecimento dos focos de ferrugem asiática da soja nas lavouras. Em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) é responsável por fiscalizar durante o vazio sanitário – que acontece de julho a setembro – e também orienta sobre cuidados com a produção.

Segundo Glaucy Ortiz, da Unidade de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, a observação é fundamental para evitar que o foco apareça, ou ao menos, controlar caso já tenha se estabelecido na lavoura. “O produtor precisa vistoriar com mais frequência no período de chuvas, pois o fungo se desenvolve nestas condições. Se o sojicultor não analisa em profundidade, ao perceber o foco, pode ter prejuízos maiores”.

A técnica da Iagro informa que ao detectar os sintomas da ferrugem asiática, caracterizada pelas manchas amareladas nas folhagens do pé de soja, o produtor deve notificar a agência de defesa sanitária e colher amostras suspeitas para análise em laboratório. A indicação do serviço de inspeção deve ser feita pelo técnico responsável pelo monitoramento da lavoura.

“É importante que o produtor rural adentre sua plantação, e verifique exemplares das plantas em determinadas regiões. A prática de percorrer com veículo a plantação não permite verificar se já há foco na lavoura”, afirma Glaucy.

A prática do vazio sanitário é aplicada em Mato Grosso do Sul desde 2007. Ao determinar que o plantio da soja fica proibido de julho a setembro, o número de focos diminui consideravelmente, evitando perdas na produção e garantindo a qualidade do produto sul-mato-grossense.

Mais informações sobre como proceder ao localizar foco de ferrugem asiática nos escritórios da Iagro no interior do Estado ou pelo telefone 0800 647 2788.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada