Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Aumenta área com Integração Lavoura-Pecuária no MS

24 Nov 2009 - 10h15Por Diário MS
É cada vez maior o número de produtores sul-matogrossenses que aderem as técnicas recomendadas pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura (ILPS), implantadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DEPROS/MAPA).

Segundo Dirceu Luiz Broch, Diretor da Fundação MS - Pesquisa e Tecnologia, aproximadamente 5% dos produtores do Estado aplicam as técnicas de integração Lavoura-Pecuária (ILP) e em torno de 1% dos produtores já implantou o sistema de produção ILPS ou ILPF (florestas). O município de Maracaju foi pioneiro na atividade no Mato Grosso do Sul, através do produtor e emprendedor, Ake Van Der Vine. Hoje o município conta com cinco propriedades modelo em ILPS.

De origem holandesa, Ake, possui 1.000 hectares no sistema ILP. No total são 750 hectares de soja e 250 hectares de pastagens onde são engordadas anualmente mil cabeças de gado. Para Brock, o bom exemplo do produtor já virou moda na região e hoje quem vem praticando o sistema de produção com integração, tem tido uma rentabilidade de aproximadamente R$ 600,00 a mais por hectare, em relação ao sistema convencional de produção.

O sistema de produção com integração lavoura-pecuária se adapta muito bem ao bioma cerrado. Além de ser uma das melhores opções para recuperação de pastagens degradadas, potencializa a produtividade na pecuária e produção de grãos. As causas possíveis da degradação dos solos vão desde o manejo incorreto, processos erosivos por ações climáticas ou humanas, até a mudança natural da fertilidade do solo pela perda de nutrientes através das chuvas (lixiviação).

O plantio de lavouras é uma alternativa de curto prazo utilizada pelos produtores de Maracaju e região, como forma de recuperar áreas degradadas, além de ajudar a financiar e reduzir os custos de implantação das pastagens e florestas.

A degradação do solo prejudica a produção agrícola, favorece o aparecimento de espécies invasoras (plantas daninhas) e diminui a cobertura vegetal, ocasionando erosão por chuva ou vento. “A integração otimiza o uso do solo, com a produção de grãos em áreas de pastagens e melhora a produtividade pela renovação, ao aproveitar a adubação residual da lavoura, com maior ciclagem e incremento da matéria orgânica”, explica o técnico da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Maurício Carvalho.

A integração lavoura-pecuária-floresta é empregada em diferentes sistemas de produção de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, que podem ser realizados na mesma área. “É uma alternativa para o produtor rural porque oferece oportunidades de negócios e a diversificação das atividades econômicas, além da questão de sustentabilidade da propriedade”, afirma. Carvalho também explica que, há três anos, o Ministério da Agricultura desenvolve o sistema ILPS em dez estados, a maioria no bioma cerrado. “Nessas áreas, a degradação ocorre mais rapidamente que em solos de maior fertilidade, como os da região Sul do País. Por isso o MAPA não tem medido esforços na realização de cursos de capacitação, publicação de materiais explicativos e políticas de crédito específicas para que o produtor consiga recursos para adequação da propriedade ao sistema conservacionista.

Linha de Crédito

Para estimular a recuperação de pastagens, o Ministério da Agricultura criou o Programa de Produção Sustentável do Agronegócio (Produsa). A iniciativa oferece linha de crédito de investimento para adoção de sistemas de produção agropecuária, que respeitam a legislação ambiental. Os limites de crédito chegam a R$ 400 mil, com juros de 5,75% a 6,75%, por beneficiário. O prazo de reembolso varia de 5 a 8 anos, dependendo da área de atuação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis