Menu
SADER_FULL
terça, 20 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Audiência pública vai debater problemas causados pelos javalis

16 Set 2010 - 15h20Por Fátima News com assessoria

As perdas nas lavouras causadas pelos javalis no Estado e as ameaças com o crescimento desordenado do animal serão debatidos em audiência pública marcada para o dia 23 de setembro, às 14 h, na Assembléia Legislativa. A audiência é um desdobramento da reunião realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) no último dia 10, em Rio Brilhante, região mais atingida pelo ataque dos animais.

A expectativa é de que audiência delibere sobre o que pode feito quanto aos prejuízos causados pelo javali, tendo em vista que seu abate é proibido pelos órgãos ambientais. Conforme a assessoria de comunicação do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Paulo Corrêa - que esteve presente na reunião em Rio Brilhante - existe uma mobilização muito grande no setor agropecuário em busca da resolução para problema.

Serão convidados para a audiência o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), a Secretaria de Produção (Seprotur), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sindicatos e produtores rurais e outros setores interessados no assunto, um problema que não é apenas regional.

Conforme o Presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomaz, estima-se que os proprietários rurais já tenham tido um prejuízo em torno de R$1 milhão. “É muito mais do que um problema econômico, é um desequilíbrio ambiental, ecológico. Realmente, é muito preocupante”, enfatiza. Thomaz afirma que muitos animais de outras espécies da região já sumiram. “O javali tem reprodução rápida, de 4 a 12 filhotes. Está difícil combater”.

Para a audiência, Thomaz espera solução imediata porque entende que o problema tem caráter de urgência. “Sabemos que órgãos como o Ibama estudam sobre este animal. Mas precisamos mais do que isso, precisamos que todos se mobilizem para que possamos solucionar logo essa situação”, finaliza.

Pequeno animal , grande problema

De origem européia, o javali era usado apenas para a caça esportiva, mas acabou cruzando com outras espécies predadoras e se tornou uma praga. Com hábitos noturnos, o javali é considerado um animal invasor e pode causar problemas às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, as lavouras agrícolas.

Um dos receios é em relação à sanidade, pois o animal é transmissor da doença Aujeszky, conhecida como pseudo-raiva. A doença de origem viral acomete os suínos e causa o comprometimento do sistema nervoso dos animais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI
BRASIL - 153.905 MORTES
Brasil registra 10,9 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa paga hoje auxílio emergencial de R$ 300 a 1,6 milhão do Bolsa Família