Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de maio de 2021
Busca
Brasil

Audiência pública para discutir PSF reúne 300 pessoas

25 Nov 2004 - 14h05
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, promoveu na quarta-feira passada (24.11), na Câmara Municipal, uma audiência pública para avaliar o trabalho do PSF, reunindo aproximadamente 300 pessoas, entre profissionais do setor e usuários.

A superintendente de Saúde Pública, Iara Rigotti, disse que esse foi o primeiro evento do gênero neste ano, mas novos debates como esse serão realizados porque é preciso mostrar para a comunidade, explicou, o trabalho diferenciado desenvolvido pelo PSF em relação às unidades de saúde que atuam de forma convencional e os prontos socorros.

O PSF trabalha de forma preventiva e estimula um novo vínculo entre o serviço público e a comunidade na medida que as equipes visitam as residências, entram nos lares e atendem desde a criança ao idoso, tanto que o médico do setor é um generalista enquanto a tendência desses profissionais, estimulada na própria faculdade, é pela especialidade.

“Não é fácil promover essa mudança, por isso estamos realizando esse debate com os trabalhadores e os usuários”, comentou a superintendente, afirmando que o próprio projeto de humanização no atendimento faz parte do trabalho do PSF.

Dourados é referência em nível de Estado em se tratando de PSF e já existem 22 equipes montadas trabalhando na cidade, com cobertura de 33% da população. A meta é ampliar o número de equipes para 36 e chegar a uma cobertura de 70% até o final do segundo mandato do prefeito Laerte Tetila. Quando ele assumiu, em 2001, eram menos de 10.

Para garantir esse avanço, a Prefeitura vem recebendo recursos do Projeto de Expansão em Consolidação da Saúde da Família (Proesf), do Ministério da Saúde. Esse projeto repassará ao Município, ao longo de cinco anos, R$ 1,5 milhão para a equipar e estruturar as novas equipes.

Durante a audiência foi feita também uma prestação de contas da gestão de Maria de Fátima Metelaro à frente da Secretaria de Saúde.
 
Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NO HARAS
Vaqueiro morre ao ser arrastado por boi durante vaquejada, em Paranatama; veja vídeo
Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho