Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Audiência do Fantástico despenca e obriga Globo a repensar domingo

29 Out 2009 - 17h08Por Terra

Trinta e seis anos é muito tempo. Mesmo para um programa que, por todo esse período, se manteve líder de audiência, descontados alguns escorregões. Mas o Fantástico, da Globo, vive seus piores momentos, em queda livre no ibope.

No último domingo, o programa chegou ao fundo do poço, com 18 pontos de média. Foi a pior audiência de sua história.

A crise não é nova. Nos últimos 10 anos, o programa perdeu 30% de seus telespectadores e tem amargado quedas sucessivas, em confronto direto com outras emissoras. Em abril deste ano, o Fantástico caiu para 19 pontos e, nas últimas semanas, coxeia números similares.

O que prova que a baixa audiência não é apenas um problema interno da Globo. Pelo contrário, poucos programas procuram se reinventar tanto quanto o Fantástico, sempre com novidades, embora nem sempre de sucesso. Caso dos malogrados quadros de Daqui Pra Frente e Desafio do Alemão, entre muitos outros.

A Record exibe um pouco mais cedo seu Domingo Espetacular, uma revista desigual que "rouba" parte da audiência, muitas vezes com boas reportagens. A estreia do Programa do Gugu, no final de agosto passado, também provocou estragos e tem encostado na Globo nas últimas semanas.

Por fim, o Pânico na TV!, da Rede TV!, trouxe para a tela a agilidade do rádio e certo "non-sense" e humor "trash" que agrada os adolescentes. Com isso já chegou há tempos aos dois dígitos de ibope. Semana passada, no mesmo horário do Fantástico, a Record mordeu 15 pontos e a Rede TV!, 11.

Certamente por esses números a direção da Globo levou para sua revista dominical o Casseta & Planeta Urgente e criou o "Exagerados", numa tentativa de atrair um público mais jovem para o programa. O que, é bom lembrar, não conseguiram anteriormente com sua melancólica Central de Boatos. Segundo a direção geral de comercialização da Globo, em pesquisa de 2007, o público do Fantástico é prioritariamente adulto e das classes ABC.

Outras produções também devem ser apresentadas nas próximas semanas e, portanto, não devem resistir por mais tempo quadros como Reunião de Condomínio ¿ por definição, algo muito chato ¿, Liga das Mulheres ¿ um Casos de Família global ¿ e as reportagens sobre a vida de ex-BBBs que despontaram da merecida obscuridade para o completo anonimato.

Mais do que novas atrações, o problema de manter a audiência de um programa como o Fantástico esbarra na ideia de que é possível segurar toda a família frente à TV, o que parece só acontecer em classes sociais sem outras opções de entretenimento. Jovens podem preferir ver o Pânico, mas também estão conectados à internet. Crianças jogam "games" em plataformas variadas.

E adultos têm a opção de assistir um DVD alugado de locadoras ou mesmo um canal por assinatura, numa canibalização da TV aberta pelo cabo e pelo satélite. Com filmes, programas de auditório, revistas eletrônicas e resenhas de futebol, o domingo está paralisado há quatro décadas. É tempo de mudar.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS