Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Atendimento do Bombeiros é 30% mais rápido a bordo de motocicletas

11 Nov 2009 - 15h19Por Notícias.MS

As unidades de atendimento pré-hospitalar dos bombeiros a bordo de motocicletas reduzem em 30% o tempo-resposta das ocorrências. A informação é do major Marcello Fraia, chefe do resgate do Corpo de Bombeiros do Estado. De acordo com o major, o sistema tem demonstrado grande eficácia e o resultado é altamente positivo.

“Além de diminuir o tempo-resposta das ocorrências, o resgate de motos é bastante econômico”, observa. “Enquanto uma unidade de resgate (UR) percorre oito quilômetros com um litro de combustível, a motocicleta de pré-atendimento faz 27 quilômetros com o mesmo litro”, esclarece Fraia.

“O uso das motocicletas faz o atendimento mais rápido e ainda dinamiza o emprego de outras viaturas, recursos humanos e materiais. As motos dão o apoio a todos os chamados e vão na frente; geralmente o que tem acontecido é que quando a viatura chega ao local o cenário já foi estabelecido pelo resgate de motocicletas”, conta.

A Capital dispõe de duas duplas de motos que fazem o pré-atendimento, uma delas possui material para atender ocorrências com traumas, a outra é equipada com materiais para emergências clínicas. Segundo o major Fraia, a intenção do Corpo de Bombeiros é expandir o sistema de atendimento a bordo de motocicletas também para o interior do Estado e expandir o serviço na Capital, onde a média de atendimentos diários é de 56 ocorrências.

“Outros estados já entraram em contato conosco para saber como é a aplicação deste sistema na prática. O pré-atendimento com motocicletas já era empregado em grandes centros, como São Paulo por exemplo. A tendência é incluir este serviço em todos os estados devido ao retorno de baixo custo e tempo-resposta satisfatório”, lembra.

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso