Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Atendimento ao cidadão recebeu mais de 50 mil ligações

17 Ago 2004 - 08h55
A Central de Comunicação Interativa da Câmara recebeu em julho mais de 50 mil ligações de cidadãos. A Central, acessível em todo o País pelo telefone gratuito 0800 619 619, encaminhou 2.018 mensagens para os deputados, anotou 27.122 opiniões sobre projetos de lei e atendeu a 27.160 ligações. No total, a Central – que é subordinada à Coordenação de Relações Públicas da Casa – totalizou 56.309 atendimentos no mês passado.
Mais de 20 mil ligações eram de cidadãos que solicitaram aos deputados voto favorável ao Projeto de Lei 5476/01, do deputado Marcelo Teixeira (PMDB-CE). O PL determina que os assinantes de linhas telefônicas fixas paguem apenas pela quantidade de pulsos e minutos efetivamente utilizados em suas ligações, acabando com o valor cobrado pela assinatura básica.

Divulgação
Para a diretora da coordenação de RP, Sílvia Mergulhão, o expressivo volume de cidadãos que procura o serviço é explicável pelo trabalho de divulgação feito com as pessoas que visitam a Câmara e pelos novos equipamentos adquiridos em maio.
A diretora explica que, no modelo anterior, não havia como aferir de forma precisa o volume das ligações, nem atender à demanda de telefonemas. A partir de registros manuais, estimava-se que ocorriam cerca de sete mil ligações por mês. “Hoje, sabemos que só em um dia ocorre a metade disso”, revela Sílvia, acrescentando que a insuficiência de linhas disponíveis impedia as pessoas de contatar o serviço. Atualmente, se o telefone está ocupado, o cidadão pode registrar sua mensagem em uma espécie de secretária eletrônica.
“Ainda não atingimos o ideal, mas, no aspecto da qualidade, a Câmara está chegando ao nível de atendimento das grandes instituições. Nosso equipamento é moderníssimo”, afirma a diretora, lembrando que 85% das ligações são atendidas, com duração média de quatro minutos cada uma.
Sílvia Mergulhão revela que, a partir de 2005, a Central fará pesquisas para avaliar a opinião dos cidadãos sobre as decisões tomadas na Câmara.

Serviços disponíveis
Há diversos serviços e informações disponíveis na Central de Comunicação Interativa que podem ser utilizados estrategicamente pelas unidades da Casa. É possível, por exemplo, usar os serviços e canais para divulgar atividades da Câmara, coletar dados de apoio a pesquisas e promover campanhas institucionais ou de utilidade pública. O trabalho da Central viabiliza ainda a participação dos cidadãos nos veículos de comunicação da Casa, as inscrições em eventos institucionais e o recebimento de denúncias pelas CPIs.
A Central recebe manifestações dos cidadãos por telefone, correspondência, fax e correio eletrônico. Além da discagem direta gratuita, o cidadão também pode enviar uma mensagem de texto para o correio eletrônico cidadao@camara.gov.br ou usar o Fale Conosco, disponível na página da Câmara dos Deputados no endereço www.camara.gov.br. Todas as manifestações são encaminhadas aos parlamentares ou às unidades da Casa, como as comissões técnicas.
 
 
Agência Câmara

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul