Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Ataques em Bagdá deixam ao menos 200 mortos

24 Nov 2006 - 07h36

A polícia iraquiana afirmou nesta sexta-feira que o número de mortes nos ataques a bomba e morteiros na véspera em Bagdá já passam de 200. Além disso, ao menos 250 pessoas ficaram feridas na mais mortífera onda de ataques em Bagdá desde a invasão militar liderada pelos Estados Unidos, em 2003. Um toque de recolher por tempo indeterminado foi imposto na capital na noite de quinta-feira como resposta aos ataques, no bairro xiita de Cidade Sadr.

Nesta sexta-feira, um novo ataque com carro-bomba, na cidade de Tal Afar, a 420 quilômetros a noroeste da capital, deixou pelo menos 22 mortos e 26 feridos, segundo a polícia. As ruas da maior parte da capital amanheceram vazias nesta sexta-feira.

Apenas em Cidade Sadr havia movimentação nas ruas, com centenas de pessoas acompanhando os cortejos fúnebres das vítimas dos atentados. Muitos acompanhavam à pé veículos que levavam os caixões até a cidade sagrada de Najaf, onde os corpos seriam enterrados. Policiais foram deslocados para proteger os cortejos.

"Práticas sectárias"

O aeroporto da capital foi fechado, e o primeiro-ministro Nouri Maliki pediu calma à população. “Nós condenamos as práticas sectárias que visam destruir a unidade da nação”, disse Maliki num pronunciamento à TV. Alguns episódios de violência em áreas sunitas foram registrados em resposta aos ataques. Mas em uma demonstração de unidade, políticos xiitas, sunitas e curdos apareceram juntos em uma entrevista coletiva para pedir calma.

O toque de recolher por tempo indeterminado foi imposto na noite de quinta-feira. Segundo as autoridades, os 7 milhões de habitantes de Bagdá e todos os veículos devem permanecer fora das ruas da cidade até segunda ordem. O aeroporto e o porto marítimo de Basra, ao sul do país, também foram fechados.

 

Terra Redação

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS