quarta, 1 de dezembro de 2021

Astrônomos "veem" destruição de planeta

25 Fev 2010 - 16h48Por Portal R7
Pesquisadores de uma equipe internacional descobriram que um planeta localizado fora do nosso Sistema Solar está em processo de destruição.

O planeta, que se chama WASP-12b, está sendo judiado pela estrela central de seu sistema. O problema é que os dois estão muito próximos um do outro (75 vezes mais próximo do que a Terra está do Sol), o que provoca ondas gravitacionais - chamadas de forças de maré - sejam extremamente fortes. Essa influência faz com que o planeta mude completamente de forma, ficando parecido com uma bola de futebol americano.

Além disso, essas forças provocam fricção no interior de WASP-12b, o que produz calor e expande o planeta. De fato, ele é muito maior do que o esperado (quase 50% maior do que Júpiter). O local também é estranhamente quente, com a temperatura durante o dia chegando a 2.500ºC.

Os cientistas dizem que o WASP-12b chegou a um ponto em que não consegue mais "defender sua massa" diante dos "ataques" da estrela central. Com isso, diz o estudo, o planeta deve ser completamente destruído em 10 milhões de anos. Parece muito, mas em termos astronômicos não é, explica Shu-lin Li, do Observatório Nacional da China, líder do estudo.

– O planeta vai viver 500 vezes menos do que a atual idade da Terra.

O interessante do trabalho foi o fato de os profissionais poderem ver como um planeta entra na fase final da vida, explica Douglas N.C. Lin, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz (EUA) e coautor do trabalho.

– Essa é a primeira vez que astrônomos estão testemunhando a crescente destruição e o caminho da morte de um planeta.