Menu
SADER_FULL
terça, 4 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Assentamentos rurais do interior organizam venda de mercadorias

24 Mai 2007 - 13h36
Produtores rurais de Sidrolândia, que fazem parte do programa Unidade Familiar de Produção Agrícola Sustentável – UFPAS, se uniram para comercializar suas produções no município. Num terreno em comum entre os assentamentos foi construído um galpão que concentra em um local de venda fixo a comercialização da mercadoria. Duas vezes na semana, eles se reúnem no chamado “Ponto de Recolhimento de Produtos Hortifruti” e promovem feiras.
 
O hortifruti, pré-selecionado pelo próprio produtor, é levado até o galpão para vendas à Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul - Ceasa, em Campo Grande, em barracas nas rodovias e porta a porta. Dentre os produtos comercializados estão: milho verde, abobrinha, pimentão, jiló, berinjela, quiabo, feijão catador, pimenta, cebolinha, salsa, coentro, abacaxi e mandioca.
 
O trabalho envolve trinta famílias de Sidrolândia beneficiadas pelo programa UFPAS, que tem como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica dos assentamentos rurais. Os municípios de Nioaque e Miranda também recebem apoio do projeto, totalizando noventa famílias assistidas em todo o Estado. A iniciativa é resultado da assinatura de um convênio entre o Sebrae em Mato Grosso do Sul, Fundação Banco do Brasil e as prefeituras municipais.
 
O programa utiliza como tecnologia nas pequenas propriedades rurais o sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS, que oferece baixo custo para a produção, sem o uso de agrotóxicos, o que torna a atividade produtiva viável e facilmente absorvida pelo agricultor familiar.
 
Com uma engenharia simples, o sistema de produção, construído em forma circular, é composto por uma horta, um quintal agroflorestal e uma criação de aves caipiras no centro. “Quando esses pilares estão interligados no manejo, as famílias conseguem uma produção diversificada a custo menor”, comenta o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Aly Ndiaye. 
 
A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método de gotejamento, e a adubagem através do escoamento do esterco pelo galinheiro. O quintal é uma área complementar, destinada à produção de frutas, grãos e outras culturas, com o objetivo de auxiliar na alimentação da família e dos animais do assentamento. Para um grupo de cinco pessoas é necessário um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados.
 
De acordo com o gestor do programa no Estado, Aroldo de Almeida Silva, “o sistema cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, gera emprego e renda, favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades, e ainda colabora para a preservação do meio ambiente”.
 
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Sidrolândia, Nilo Cervo, “o resultado que a agricultura familiar está gerando para o município é surpreendente. Além de os produtos destas famílias estarem sendo comercializados até na capital do Estado, a melhoria da qualidade de vida destes trabalhadores é visível”.
 
A vice-prefeita da cidade, Solangi Maria Fontana Stefanello, recentemente visitou os assentamentos rurais e se diz encantada com os efeitos do programa. “É fantástico o que o PAIS está fazendo para estas pessoas, o programa oportuniza os pequenos produtores a terem segurança no trabalho, através do apoio técnico, motivacional e organizacional”, comenta.
 
De acordo com Solangi, estão sendo instaladas três grandes usinas de álcool no município, que irão gerar de dois a três mil empregos diretos ou indiretos. “Isto significa que a ocasião é favorável para os assentamentos investirem no cultivo de cana-de-açúcar. A garantia de venda deste produto será certa”.
 
O fomento da agricultura familiar em Sidrolândia é uma das prioridades na opinião da vice-prefeita. “Queremos duplicar, triplicar a produtividade dos assentamentos rurais. Isto vai gerar retorno financeiro tanto para eles quanto para o município”, conclui.
 
 
 
 
Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE TRÁGICO
Vitimas do acidente na BR 177 são identificadas: 3 são da mesma familia
CORRUPÇÃO NA SAUDE
MP aponta 'vergonhosa fraude' e aciona prefeito a devolver R$ 4,136 milhões
BORA PRA BONITO - MS
O que é ecoturismo e porque Bonito, MS?
TRAGEDIA NA RODOVIA
Acidente com 22 veículos deixa 8 mortos e 20 feridos
PERDAS NA PANDEMIA
Morre 5º pastor da Assembleia de Deus vítima da covid-19
TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Motorista bêbado atinge carro e mata 4 adultos e uma criança
LIMPA NOME
Serasa lança nova campanha para limpar nome por apenas R$ 100
FÁTIMA DO SUL - LUTO
Morre Pe. Bonfilho, aos 93 anos, ele dedicou 25 anos da sua vida a comunidade de Fátima do Sul
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Ex-vice prefeito, filho e sogra morrem por covid-19 em três dias
CENA DE TERROR
Após ser curado da Covid-19 dentista mata enfermeira e comete suicidio