Menu
SADER_FULL
quarta, 12 de maio de 2021
Busca
Brasil

Assembléia aprova Tiago para presidência da Agepan

7 Dez 2004 - 17h58
A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou hoje o nome do atual diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), Anízio Tiago, para continuar no comando da autarquia a partir de 1º de janeiro. A indicação foi encaminhada pelo governador Zeca do PT. À frente da agência desde sua implantação, em janeiro de 2002, Tiago terá seu primeiro mandato encerrado no fim de dezembro e deverá ser reconduzido para mais quatro anos.

Pela natureza de seu trabalho, a legislação prevê que os diretores da agência reguladora atuem mediante mandato, com indicação do Poder Executivo e aprovação da Assembléia Legislativa (semelhante ao que ocorre com as agências federais, onde o Congresso Nacional aprova os nomes dos dirigentes).

Pós-graduado em Administração Financeira e Controladoria, Anízio Tiago foi, entre outras atividades, gerente financeiro e presidente da empresa estadual de saneamento e presidiu também a Agência de Gestão de Empreendimentos (responsável pelos setores de obras e de infra-estrutura viária). Há três anos, foi nomeado pelo governador Zeca do PT para implantar a Agepan, criada pela Lei nº. 2.363, de 19 de dezembro de 2001.

Em seis meses, a agência foi estruturada para iniciar suas atividades, se credenciou tecnicamente e firmou convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde então, realiza atividades complementares de fiscalização nas áreas de geração e distribuição de energia em todo o território de Mato Grosso do Sul.

Há um ano e meio, Tiago coordenou a agência em mais um importante passo: o início da regulação e fiscalização do serviço de transporte intermunicipal de passageiros. Atualmente, a agência coordena projeto do governo estadual de modernização deste sistema, e fiscaliza, em convênio com a ANTT, o transporte nas linhas interestaduais. A distribuição de gás canalizado e o saneamento devem ser os próximos serviços públicos a passar pelo crivo do órgão regulador.

De Belém (PA), onde está participando do Fórum de Transportes da Associação Brasileira de Agências de Regulação, Anízio Tiago avaliou que a indicação de seu nome para continuar à frente da Agepan revela o reconhecimento e o desejo do governador Zeca do PT de garantir a consolidação da agência.

“A atual administração estadual tem se pautado pela modernização, e criou a Agepan como ferramenta para modernizar e buscar a melhoria dos serviços públicos tarifados”, ele diz. “Acredito que o governador e a Assembléia reconheceram que nossa equipe tem conduzido a agência num rumo técnico, a exemplo das agências nacionais, buscando contribuir para a construção de um novo Mato Grosso do Sul”.
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias