Menu
BANNER IMPRESSORAS
sábado, 13 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Artuzi sabia que esquema estava sendo gravado, diz Passaia

2 Set 2010 - 15h18Por Mídia Max

O prefeito de Dourados, Ari Artuzi, sabia que estava sendo filmado nos encontros com políticos e empresários locais, no suposto esquema de corrupção revelado pela Polícia Federal na Operação Uragano. É o que Eleandro Passaia, jornalista e secretário de Governo, teria confidenciado a um amigo.

Quando Passaia começou a fazer as gravações que culminariam na prisão de 28 suspeitos, ele teria comentado o fato com Artuzi. Mas o prefeito acreditava que aquilo serviria como instrumento de pressão contra os vereadores, ou seja, uma prova de que a Câmara estaria envolvida até o pescoço com as supostas fraudes em licitações públicas e cobrança de propina.

Como exemplo, o jornalista relembrou o caso em que o prefeito concedia entrevista a uma rádio local. Em um dado momento, um dos vereadores se incomodou com a atitude de Artuzi, que em seguida disse a Passaia: “Olha aí, ele não está sabendo” – uma referência ao plano supostamente arquitetado pelo prefeito.

Requintes de "James Bond"

Passaia teve auxílio da Polícia Federal para delatar o esquema, e para isso recebeu emprestado vários equipamentos sofisticados de gravação. O aparato - digno de um agente secreto - continha canetas e relógios com microfone e câmera embutidos. Os vídeos flagraram Ari Artuzi recebendo maços de cédulas de R$ 100 e 50, e a esposa dele, Maria Artuzi, fazendo sinal com os dedos de que queria dinheiro, e também recebendo altas quantias.

Frieza

O jornalista deve publicar um livro-reportagem, com cerca de 120 páginas, e que relata passo a passo como desarticulou o esquema em Dourados. O conteúdo “bombástico” deve revelar detalhes que talvez apenas a Polícia Federal saiba, como nomes de políticos citados durante as investigações.

Mesmo sabendo que a administração pública de Dourados estava prestes a ruir, Passaia teve calma para proteger sua família de eventuais perseguições, depois que o caso fosse à tona. O jornalista aos poucos retirou os parentes da cidade, e entregou a casa alugada por ele.

 

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas