Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 25 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Artigo: “Recálculo pode reduzir dívida rural”, Luiz Carlos Lanzoni

16 Jul 2010 - 18h15Por

Recálculo pode reduzir dívida rural

 

 

 

Luiz Carlos Lanzoni Júnior (*)

 

 

 

Você sabia que boa parte dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal para o financiamento das safras acaba não sendo utilizada? Uma parcela razoável de produtores rurais não tem como tomar o dinheiro por estar presa a financiamentos anteriores. Este endividamento ganha proporções, às vezes, impagáveis, sob pena do agricultor ter de desfazer de seus bens e largar a atividade.

 

 

 

Dos R$ 93 bilhões disponibilizados para financiamento da safra comercial agrícola 2009/2010, R$ 30 bilhões ainda não tinham sido contratados até o final de abril deste ano. Em junho, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, admitiu que pelo menos 10% do dinheiro disponível ficaria como sobra de recursos da safra.

 

 

 

Mas em determinadas circunstâncias o produtor deve providenciar um recálculo de seu débito. Esta alternativa pode detectar uma dívida menor do que aquela que o credor alega. Estes casos acontecem quando encargos e juros excessivos incidem sobre o dinheiro tomado emprestado. Portanto, dependendo da situação, é possível obter uma redução no montante alegado de dívida rural e até mesmo o ressarcimento de parte do dinheiro já pago.

 

 

 

Para chegar a isso o produtor deve ter muita paciência e contar com uma eficiente e especializada assessoria. Há muita burocracia no processo de levantamento de documentos e, por vezes, muitos percalços e dificuldades. Portanto, nada será conquistado de uma hora para outra.

 

 

 

O importante é o produtor ter consciência de que eventuais equívocos na taxação de recursos tomados em empréstimo muitas vezes têm como ser revistos. Esta revisão pode até mesmo significar o fim de seu endividamento.

 

 

 

Apenas como referência, nunca é demais lembrar que os juros nas cédulas de crédito rural estão limitados a 12% ao ano. No caso de inadimplemento a taxa pode ser elevada em até 1% ao ano. Ainda há a referência do Código de Defesa do Consumidor que limita a multa por inadimplemento em 2%.

 

 

 

Mas detectar eventuais abusos ou equívocos na taxação do crédito rural não é tarefa simples e requer conhecimento técnico específico. O apoio jurídico e uma perícia contábil detalhada e eficiente são ingredientes fundamentais para que qualquer revisão chegue a números reais.

 

 

 

Apesar de ser um procedimento que requer tempo e muito detalhamento, os resultados podem ser extremamente positivos. Há a possibilidade, inclusive, de que operações já liquidadas sejam revistas e, em caso de irregularidades, seja preiteado o reembolso do que foi pago a maior. Dessa forma produtores, hoje impedidos de tomar novos financiamentos, teriam recursos para ampliar ainda mais a base de produção de alimentos no Brasil.

 

 

 

(*) É advogado em Campo Grande /MS, sócio da Lanzoni Advogados –
lanzoni@lanzoniadvogados.com.br - Contato: (67) 3042-9490.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso