Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Artigo: “PARTIDOS! PARA QUE TE QUERO?”, por Autenir Rodrigues

21 Mar 2011 - 11h02Por Autenir Rodrigues, em especial para o Fátima News

PARTIDOS! PARA QUE TE QUERO?

Um momento de reflexão e questionamentos necessários. Todos os brasileiros em algum momento já deve ter se perguntado: Porque tantos partidos políticos no Brasil? E mais ainda! Diante de uma nova e desconhecida legenda: Que Partido é esse? Não se preocupe, não se trata de ignorância ou falta de interesse pela política. Tudo é fruto do exagero com que se proliferaram os partidos políticos no Brasil. Hoje são exatamente 27 registrados no Tribunal Superior Eleitoral – TSE e esse numero ainda pode aumentar, visto que não é tão difícil fundar um novo.

Basta recolher algumas assinaturas, ter representatividade numérica em um certo número de estados, e pronto. Em alguns casos, a criação de partidos se dá de dissidências de políticos insatisfeitos em partidos já existentes, por isso, alguns partidos são criados em tempo recorde, pois já há as representações numéricas que os tramites burocráticos exigem.

Mas essa dissidência dificilmente acontece por divergências ideológicas ou algo parecido, e sim, por interesses e vaidades pessoais em que o partido acaba ficando pequeno demais. Isso, logicamente acontece à margem de qualquer interesse que de fato interessa ao povo brasileiro. Sem duvida o pluripartidarismo é prerrogativa essencial de um Estado democrático, mas é na mesmice das legendas que se observa o inicio da falta objetividade da política brasileira. Em defesa do trabalho ou do trabalhador uns 10.

Pela democracia outros 4, e por aí vai, mudam apenas a ordem de apresentação  transformando-se num emaranhado de letras irracionais, que volta e meia estão nas propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na TV, implorando filiações e candidatos Brasil afora. São raros os partidos políticos brasileiros em que ainda se observa certa linha ideológica direta e condizente com o que se prega em termos de desenvolvimento como o Partido Verde – PV. Outros, se considerarmos o contexto histórico nacional e internacional, não cabem mais como forma aceitável de governo para os dias atuais conforme trazem algumas legendas (socialismo e comunismo).

Os mais antigos e tradicionais como PMDB, DEM, PSDB, PT, entre outros, sustentam-se em suas representações massivas e, portanto, esqueçam ideologia. Como todos os outros, usam o peso que tem para barganhar. Não é à toa que o Brasil tem pelo menos 23 Ministérios e outros tantos Órgãos e Secretarias com status de Ministério. Ainda assim dá trabalho para acomodar a todos. Que o diga Dilma Rousseff! Talvez a grande ideologia dos partidos esteja neste ponto culminante “poder, barganha” e nada mais. Infelizmente teremos que conviver com este exagero de partidos, sob pena de ir contra o Direito Democrático já mencionado.

A reforma política em discussão trata apenas de questões relativas ao processo eleitoral, financiamento de campanhas, coligações e etc.. Se a festa é livre para todos, proponho aos eleitores, fundar um novo partido! Partido dos Eleitores de Saco Cheio – PESC. Ideologia? Juntar todos os partidos em uns 3 ou 4 balaios, pois no fim das contas dá tudo na mesma! Ou é governo ou é oposição!

Autor: Autenir Rodrigues de Lima - Funcionário / Prefeitura de Jateí

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro