Menu
SADER_FULL
sábado, 6 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Artigo: “PARTIDOS! PARA QUE TE QUERO?”, por Autenir Rodrigues

21 Mar 2011 - 11h02Por Autenir Rodrigues, em especial para o Fátima News

PARTIDOS! PARA QUE TE QUERO?

Um momento de reflexão e questionamentos necessários. Todos os brasileiros em algum momento já deve ter se perguntado: Porque tantos partidos políticos no Brasil? E mais ainda! Diante de uma nova e desconhecida legenda: Que Partido é esse? Não se preocupe, não se trata de ignorância ou falta de interesse pela política. Tudo é fruto do exagero com que se proliferaram os partidos políticos no Brasil. Hoje são exatamente 27 registrados no Tribunal Superior Eleitoral – TSE e esse numero ainda pode aumentar, visto que não é tão difícil fundar um novo.

Basta recolher algumas assinaturas, ter representatividade numérica em um certo número de estados, e pronto. Em alguns casos, a criação de partidos se dá de dissidências de políticos insatisfeitos em partidos já existentes, por isso, alguns partidos são criados em tempo recorde, pois já há as representações numéricas que os tramites burocráticos exigem.

Mas essa dissidência dificilmente acontece por divergências ideológicas ou algo parecido, e sim, por interesses e vaidades pessoais em que o partido acaba ficando pequeno demais. Isso, logicamente acontece à margem de qualquer interesse que de fato interessa ao povo brasileiro. Sem duvida o pluripartidarismo é prerrogativa essencial de um Estado democrático, mas é na mesmice das legendas que se observa o inicio da falta objetividade da política brasileira. Em defesa do trabalho ou do trabalhador uns 10.

Pela democracia outros 4, e por aí vai, mudam apenas a ordem de apresentação  transformando-se num emaranhado de letras irracionais, que volta e meia estão nas propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na TV, implorando filiações e candidatos Brasil afora. São raros os partidos políticos brasileiros em que ainda se observa certa linha ideológica direta e condizente com o que se prega em termos de desenvolvimento como o Partido Verde – PV. Outros, se considerarmos o contexto histórico nacional e internacional, não cabem mais como forma aceitável de governo para os dias atuais conforme trazem algumas legendas (socialismo e comunismo).

Os mais antigos e tradicionais como PMDB, DEM, PSDB, PT, entre outros, sustentam-se em suas representações massivas e, portanto, esqueçam ideologia. Como todos os outros, usam o peso que tem para barganhar. Não é à toa que o Brasil tem pelo menos 23 Ministérios e outros tantos Órgãos e Secretarias com status de Ministério. Ainda assim dá trabalho para acomodar a todos. Que o diga Dilma Rousseff! Talvez a grande ideologia dos partidos esteja neste ponto culminante “poder, barganha” e nada mais. Infelizmente teremos que conviver com este exagero de partidos, sob pena de ir contra o Direito Democrático já mencionado.

A reforma política em discussão trata apenas de questões relativas ao processo eleitoral, financiamento de campanhas, coligações e etc.. Se a festa é livre para todos, proponho aos eleitores, fundar um novo partido! Partido dos Eleitores de Saco Cheio – PESC. Ideologia? Juntar todos os partidos em uns 3 ou 4 balaios, pois no fim das contas dá tudo na mesma! Ou é governo ou é oposição!

Autor: Autenir Rodrigues de Lima - Funcionário / Prefeitura de Jateí

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento