Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Artigo: Eu e minha “Ignorância”, por Autenir Rodrigues de Lima, de Jateí

18 Abr 2011 - 07h58Por Ao Fátima News

Eu e minha “Ignorância”

No inicio do mês de novembro de 2008 o ilustre Governador André Puccinelli, investido de larga experiência política e administrativa adquirida em seus tempos de Deputado Estadual, Federal e como Prefeito de Campo Grande, mas na época, ainda em seu primeiro mandato como Governador do MS, reuniu-se com os prefeitos eleitos no pleito daquele ano e como um velho sábio Druida meteu-se a dar conselhos aos presentes, entre eles, muitos novatos sentavam-se à mesa e ouviam atentamente.  Alguns pontos importantes destes conselhos merecem recortes especiais como: “não tenham medo de tomar medidas duras no inicio do mandato”, “não é possível abrir mão de impostos (quem deixar de cobrar a Cosip (Contribuição para Iluminação Pública), vai perder entre 3 a 5% do Orçamento".

No entanto, nem só de maldades foram os conselhos distribuídos, pediu em contrapartida muito trabalho por parte dos prefeitos e suas equipes, usando exatamente estas palavras: “Se mostrarem serviço, ninguém vai reclamar das taxas”.  É como se dissesse: carga nos burros que eles agüentam! E com certeza disse isso apostando na famigerada memória curta dos brasileiros. Parece que muitos prefeitos saíram daquela reunião  iluminados e não mediram esforços para colocar muitos daqueles conselhos em pratica. No entanto, alguns perderam-se no meio do caminho e passaram à entoar sempre os mesmos mantras de dificuldades intermináveis. Eu em minha peculiar ignorância só consigo entender certas coisas sob o ponto de vista lógico. Se um município cria uma taxa ou imposto, obviamente aumenta-se a arrecadação ou se diminui as despesas deste, (é o caso da COSIP).

Se há cortes generalizados de despesas, não há outro resultado que minha ignorância possa alcançar senão redução de custos - “economia”. Deve haver alguma coisa nessa complexa equação matemática que não aprendi na escola, ou então, determinados municípios tornaram-se economicamente inviáveis e passaram a um estagio preocupante de apenas administrar folha de pagamento. Não sei se é possível ou se sustenta-se a alegação de divida de mandato anterior, pois então haveria algo muito errado na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF ou com o Tribunal de Contas do Estado de MS, pois isso não é permitido e caberia à qualquer Prefeito formalizar denuncia ou fazer uma auditoria. Não necessariamente nessa ordem. Compreensão e boa vontade são virtudes dispensadas por pessoas generosas e muito importante quando se precisa superar momentos difíceis e delicados, mas em alguns casos específicos sugere que seja para solução de uma  situação temporal, sob pena de ultrapassar a tênue linha de limites toleráveis.

Decorridos mais de 2 anos começam a esgotar-se as perspectivas e possibilidades reais, pois o tempo é implacável e exige sempre planejamentos consistentes com inicio, meio e fim. Qualquer coisa que fuja desse contexto fica no campo do improviso e arranjo oportunista, muito perigoso por esses tempos vindouros. Determinados milagres podem sim acontecer, mas é preciso estar atento para o santo, pois o milagre pode advir de uma devoção indulgente, e o preço pode ser altíssimo.

Autor: Autenir Rodrigues de Lima

Funcionario Público – Prefeitura de Jateí 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF