Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Articulação de produtores e governo abre mercado para carne orgânica de MS

25 Mai 2011 - 06h03Por Notícias MS

Produtores de carne bovina orgânica de Mato Grosso do Sul estão conseguindo abertura de mercado para o produto, tendo a Itália como porta de entrada para futuramente conquistar consumidores em mais países da Europa. Na noite desta segunda-feira (23), um jantar de degustação em Campo Grande promovido pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO Pantanal Orgânico) marcou o avanço nos negócios com a região italiana de Abruzzo.

O evento reuniu, além de integrantes da ABPO, os parceiros do WWF-Brasil e Movimento Slow Food, e foi prestigiado pelo governador André Puccinelli e a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), apontados pelos produtores como importantes articuladores e apoiadores para abertura desse mercado.

“O nosso governador foi à Europa para divulgar [esse potencial] e isso deu resultado. A ABPO está agora trilhando essa porteira aberta pelo governador usando a Itália como porta de entrada para os países europeus”, disse o presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros. “Eu realmente creio nessa parceria público-privada, porque é uma ação que não precisa de investimentos vultosos”.

Conforme Barros, a intenção não é vender a carne em tão grande escala, como commodity, concorrendo com as grandes indústrias, e sim criar uma marca como produto diferenciado e aproveitar um nicho específico de mercado, que valoriza na produção a sustentabilidade socioambiental e a rastreabilidade da criação em modelo orgânico. “Para nós é um aprendizado”, diz o presidente da ABPO, que estima chegar ao fim do ano com a comercialização média mensal de 1.000 cabeças de bovinos vendidas no negócio que está sendo fechado. Ele explica que o mercado comprador envolve inicialmente um pool de empresários italianos da região de Abruzzo.

De acordo com o consultor Marco Verticelli, do Instituto Caporale, e representante comercial da ABPO na Itália, há grande interesse por esse produto diferenciado e cabe agora a quem produz atuar tecnicamente dentro do que é exigido para garantir participação nesse mercado.

O governador André Puccinelli disse que é importante trabalhar para obter o reconhecimento do valor – e melhores preços – para essa carne orgânica pantaneira nesses novos mercados. “Agora eles já nos conhecem, lá tem público [mercado para a produção], e através dessa parceria queremos expandir os negócios”, disse André.

A secretária estadual de Produção explica que o diferencial da carne orgânica exigido – e bem aceito – pelos compradores envolve uma série de normas bem definidas, desde o nascimento do bezerro, passando pelo abate. “Eles querem saber como esse animal é criado, tem todo um protocolo a ser seguido, na alimentação, com o uso de sal especial, com a certificação da propriedade pela associação de produtores orgânicos, com cuidados socioambientais”, exemplifica Tereza Cristina. “O que nós precisamos é estar organizados para aproveitar esses nichos”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho