Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
sexta, 3 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Artesãos de MS visitam a feira Mãos de Minas em MG

26 Nov 2009 - 15h40Por Fátima News, com Assessoria
“Conhecer o artesanato local é fundamental, mas descobrir a realidade do segmento de todo o pais é uma oportunidade de crescimento, para o artesão e para o nosso Estado”, afirma a artesã Norma Aparecida, de Campo Grande. Norma e um grupo com mais de 60 pessoas deixam Mato Grosso do Sul no nesta sexta-feira, dia 27, com destino a Belo Horizonte, em Minas Gerais, para participar da feira Mãos de Minas, na Expominas.

A caravana para Minas Gerais vai levar artesãos de vários municípios do Estado para conhecerem a produção cultural das regiões brasileiras e mesmo do exterior, reunida em um só local. Na feira, além da exposição de milhares de itens artesanais, e comercialização, os visitantes podem participar de oficinas, palestras, cursos e seminários que são oferecidos, gratuitamente, às pessoas interessadas em adquirir conhecimentos relacionados à produção artística/cultural do artesanato nacional.

O objetivo da caravana é proporcionar aos artesãos de Mato Grosso do Sul um conhecimento da realidade de produção e desenvolvimento de outras regiões do país e do mundo, e uma intensificação no convívio dentre a classe, por meio da integração dos membros. Participam da viagem membros da Artems, Uneart, Praça dos Imigrantes, Comunidade Negra São João Batista, Finart e Incubadora Zé Pereira. Também artesãos de Ivinhema, Três Lagoas, Mundo Novo, Aral Moreira, Camapuã, Campo Grande e outros. A caravana é uma parceira entre Sebrae/MS e a Fundação de Cultura do Estado.

Agregar conhecimento, este sem dúvida é dos principais desejos de quem vai participar da caravana, segundo Elizete Barros Vieira, do Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul, Sinart, é neste tipo de ventos que surgem novas e grandes idéias. “É assim que podemos conhecer o que o Brasil está criando, como o mercado está inovando, e assim podemos trazer novas tendências para a realidade local. Não é só uma viagem, é uma oportunidade ímpar de conhecimento”, afirma.


A Feira

A Feira Nacional de Artesanato, mais conhecida como Mãos de Minas, está em sua 20ª edição, e este ano vai homenagear o Brasil e sua diversidade cultural, étnica e artesanal. A expectativa do evento é superar os mais de 180 mil visitantes que prestigiaram o evento no ano passado, onde foi comercializado mais de R$ 86 milhões de reais.

A Feira faz parte do Calendário Brasileiro de Exportações e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também está classificada como evento cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Serviço

A Caravana para a Feira Mãos de Minas sai de Campo Grande na sexta-feira, 27, às 14h30, com retorno previsto para a segunda-feira, 30, no horário do almoço. Mais informações no Sebrae pelo telefone 3389-5492 ou na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, no 3316-9107.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio