Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Artesãos de MS participam da Exposustentat 2009 em SP

28 Out 2009 - 13h25Por MS Notícias

Pela primeira vez, o Projeto Talentos do Brasil participa da Exposustentat, feira que promove iniciativas de mercado justo e de desenvolvimento sustentável. O evento tem início hoje e vai até o dia 30 de outubro, na Transamérica Expo Center, em São Paulo, paralelamente à BioFach Latina. Artesãos de Mato Grosso do Sul participam do evento.

O programa Talentos do Brasil terá um espaço próprio na feira para que os visitantes possam conhecer o resultado do projeto, que reúne 15 grupos de artesãs e artesãos do meio rural, organizados na Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperúnica). No estande do Talentos, estarão expostas peças da coleção 2009, apresentada em setembro deste ano no Salão Prêt-à-Porter Paris, na França.

Das mãos de artesãs e artesãos do meio rural, e de seus saberes compartilhados com estilistas e designers de renome nacional e internacional, são criadas peças de vestuário e acessórios como bolsas, chapéus, echarpes, bijuterias e jóias. Todas as criações são ricas em matérias-primas que só a biodiversidade brasileira é capaz de oferecer. Entre elas, estão o couro de peixe, a lã de carneiro, a crina de cavalo e a fibra de buriti, além dos tradicionais bordados do Nordeste brasileiro.

Para a coordenadora do Talentos do Brasil, Patrícia Guimarães, a Exposustentat é mais uma forma de divulgar o trabalho que vem sendo realizado com as artesãs e artesãos do meio rural, além de ser uma oportunidade de negócios com compradores nacionais e internacionais. “Nossa expectativa é despertar o interesse do público visitante da feira, que em sua maioria é adepto ao consumo consciente", diz Patrícia.

Equipe

Integram o Talentos do Brasil artesãs e artesãos do Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) desde 2005, o projeto conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil). Ainda são parceiros do Talentos do Brasil a Agência de Cooperação Alemã (GTZ), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e o Ministério do Turismo (MTur).

Sobre a Feira

Na ExpoSustentat, o MDA é um dos apoiadores da Sala Caatinga Cerrado, que nesta quarta edição traz 20 empreendimentos da agricultura familiar, representando diretamente 5 mil famílias e, indiretamente, 15 mil. Somando os negócios que foram iniciados pelos empreendimentos que participaram da ExpoSustentat em 2008, foi efetivamente comercializado, até junho de 2009, cerca de R$ 1,7 milhão.

Apóiam também a Sala os ministérios da Integração Nacional (MIN) e do Meio Ambiente (MMA); a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN); as Agências da Cooperação Alemã: DED e GTZ; e a Fundação Konrad Adenauer no Brasil.

No dia 29, o MDA participa de um painel promovido pela Sala Caatinga Cerrado sobre o tema: Parcerias entre Empresas, Agricultura Familiar e Setor Público para o Uso Sustentável da sociobiodiversidade. O Ministério será representado pelo diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Arnoldo de Campos.

Os objetivos do painel são sensibilizar novos empresários para efetivar parcerias com agricultores familiares, demonstrar casos reais da possibilidade de negócios sustentáveis e apresentar o papel público no estímulo e dinamização dessas parcerias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis